As temáticas interseccionais nas pesquisas sobre o ensino de Geografia no Brasil
avanços e ausências
DOI:
https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i38.15703Palavras-chave:
ensino de geografia, pesquisa, perspectiva interseccional, PPGG.Resumo
Este artigo refere-se à análise de um levantamento de pesquisas no campo do ensino, feito durante estágio pós doutoral na Universidade Federal de Goiás, defendendo o princípio de cidadania e a atenção à realidade social de grupos subalternizados por seu pertencimento étnico, racial, de gênero e de sexualidade. Compreendemos a importância das temáticas interseccionais na formação de professores de geografia e na geografia escolar, portanto, realizamos um levantamento sobre as pesquisas na área do ensino de geografia que versam sobre questões raciais, de gênero e sexualidades no período de 2010 a 2018 em programas de mestrado e doutorado em Geografia. Procuramos tratar dos avanços e das ausências de pesquisas voltadas para a valorização das diferenças e superação das desigualdades sociais, de gênero, raça e sexualidades a partir do ensino de geografia, mesmo sendo fundamentais para a efetivação de justiça social.
Downloads
Referências
AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade. Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Curricular Comum para o Ensino Médio. Brasília, 2017.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: SECAD/ ME, junho, 2004.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografía e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. In: Anais do I Seminário Nacional: currículo em movimento – perspectivas atuais, Belo Horizonte, novembro de 2010.
______. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiania: C&A Alfa Comunicação, 2019.
______; SOUZA, Vanilton C. de. A formação do professor de geografia para atuar na educação cidadã. Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias sociales, nº 494(08), 2014
CIRQUEIRA, Diogo Marçal; CORRÊA, Gabriel Siqueira. Questão étnico-racial na geografia brasileira:
Um debate introdutório sobre a produção acadêmica nas pós-graduações. Revista da Anpege, p.29-58, V.10, n.13, jan-jun.2014. DOI: https://doi.org/10.5418/RA2014.1013.0002
CRENSHAW, Kimberlé. A interseccionalidade na discriminação de raça e gênero. Revista Estudos Feministas, v. 1, n. 1, 2002.
FIGUEIREDO, Angela. Epistemologia insubmissa feminista negra decolonial, Tempo & Argumento, Florianópolis, v. 12, n. 29, e 010 2, jan./abr. 2020 DOI: https://doi.org/10.5965/2175180312292020e0102
FIGUEIREDO, Otto Vinicius Agra. Política educacional e a questão racial brasileira. Disponivel em: http://www.forumdasads.com.br/. Acesso em: junho de 2010.
GOMES, Nilma L. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petropolis: Vozes, 2017.
Hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013
LENCIONI, Sandra. Linhas de Pesquisa da Pós-Graduação em Geografia. Mudanças, Esquecimentos e Emergência de (novos) Temas, Revista da ANPEGE, v. 9, n. 11, p. 5-19, jan./jul. 2013. DOI: https://doi.org/10.5418/RA2013.0911.0001
PEREIRA, Julio E. D. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autentica, 2000
PINHEIRO, Antonio Carlos. O ensino de Geografia no Brasil: catálogo de dissertações e teses. Goiânia: Ed. Vieira, 2005
POR uma geo-grafia negra. Manifesto apresentado no XIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia (ANPEGE) em setembro de 2019.
RATTS, Alex. Individualidade e coletividade no movimento negro de base acadêmica. Disponível em: www.geledes.org.br. Acesso em: fevereiro de 2022
SILVA, Cíntia Cristina L. da; SOUZA, Lorena F. de. Geografia e racialidades: as mulheres que produzem o campo científico. In: Anais do XIV Encontro Nacional da ANPEGE, formato online, 2021.
SOUZA, Lorena F de; MACHADO, Luiza Helena B. O ensino das relações étnico-raciais a partir de conteúdos geográficos na educação básica, Signos Geográficos, Goiânia, v.03, 2021 DOI: https://doi.org/10.53782/06
______; GUIMARÃES, Geny F.; CIRQUEIRA, Diogo M. Introdução do caderno temático “Geografias Negras”. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. Ed. Especial, p. 3-11, abr. 2020. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://www.abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/851>. Acesso em: 27 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.31418/2177-2770.2020.v12.c1.p03-11
______. As relações Étnico-raciais na Geografia Escolar: Desafios Metodológicos e Pedagógicos. Revista Produção Acadêmica – Núcleo de Estudos Urbanos Regionais e Agrários, Vol. 2, nº 2, p. 4-19, dezembro/2016.
______. Corpos negros femininos em movimento: trajetórias socioespaciais de professoras negras em escolas públicas. Dissertação mestrado (Instituto de Estudos Sócio-Ambientais). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007
______. Migração para qualificação da força de trabalho e a questão racial: Estudantes africanos/as lusófonos/as negros/as em universidades goianas. Tese Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0), que permite o compartilhamento e a adaptação da obra, desde que sejam atribuídos os devidos créditos à autoria e à publicação inicial nesta revista, que o uso não tenha finalidade comercial e que eventuais obras derivadas sejam distribuídas sob a mesma licença.
- Os autores estão autorizados a firmar, separadamente, contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista, como depósito em repositório institucional ou publicação em livro, capítulo de livro ou outros meios, desde que seja indicado o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os autores são incentivados a divulgar seus trabalhos apenas após a publicação na revista, por meio de repositórios institucionais, páginas pessoais e outros meios acadêmicos, sempre com a devida referência à publicação original.


