As temáticas interseccionais nas pesquisas sobre o ensino de Geografia no Brasil

avanços e ausências

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i38.15703

Mots-clés :

ensino de geografia, pesquisa, perspectiva interseccional, PPGG.

Résumé

Este artigo refere-se à análise de um levantamento de pesquisas no campo do ensino, feito durante estágio pós doutoral na Universidade Federal de Goiás, defendendo o princípio de cidadania e a atenção à realidade social de grupos subalternizados por seu pertencimento étnico, racial, de gênero e de sexualidade. Compreendemos a importância das temáticas interseccionais na formação de professores de geografia e na geografia escolar, portanto, realizamos um levantamento sobre as pesquisas na área do ensino de geografia que versam sobre questões raciais, de gênero e sexualidades no período de 2010 a 2018 em programas de mestrado e doutorado em Geografia. Procuramos tratar dos avanços e das ausências de pesquisas voltadas para a valorização das diferenças e superação das desigualdades sociais, de gênero, raça e sexualidades a partir do ensino de geografia, mesmo sendo fundamentais para a efetivação de justiça social.

 

 

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Biographie de l'auteur

Lorena Francisco de Souza, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Pós-doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente da Universidade Federal
de Goiás (UFG). Membra da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidade
Ibero Latino-Americana (REGGSILA). Membra do Núcleo de Estudos e Pesquisas em
Educação Geográfica (NEPEG/UFG). Pesquisadora colaboradora do Laboratório de
Estudos Étnico-Raciais, Gênero e Espacialidades (LaGENTE/UFG). Tem experiência na
área de Geografia Humana, com ênfase em ensino de Geografia e interseccionalidades,
relacionando gênero, relações raciais, formação de professores/as e ensino de Geografia.

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Publiée

2023-07-27

Comment citer

Souza, L. F. de. (2023). As temáticas interseccionais nas pesquisas sobre o ensino de Geografia no Brasil: avanços e ausências. Revista Da ANPEGE, 19(38). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i38.15703

Numéro

Rubrique

Seção Temática Geografias Negras