As temáticas interseccionais nas pesquisas sobre o ensino de Geografia no Brasil
avanços e ausências
DOI :
https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i38.15703Mots-clés :
ensino de geografia, pesquisa, perspectiva interseccional, PPGG.Résumé
Este artigo refere-se à análise de um levantamento de pesquisas no campo do ensino, feito durante estágio pós doutoral na Universidade Federal de Goiás, defendendo o princípio de cidadania e a atenção à realidade social de grupos subalternizados por seu pertencimento étnico, racial, de gênero e de sexualidade. Compreendemos a importância das temáticas interseccionais na formação de professores de geografia e na geografia escolar, portanto, realizamos um levantamento sobre as pesquisas na área do ensino de geografia que versam sobre questões raciais, de gênero e sexualidades no período de 2010 a 2018 em programas de mestrado e doutorado em Geografia. Procuramos tratar dos avanços e das ausências de pesquisas voltadas para a valorização das diferenças e superação das desigualdades sociais, de gênero, raça e sexualidades a partir do ensino de geografia, mesmo sendo fundamentais para a efetivação de justiça social.
Téléchargements
Références
AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade. Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Curricular Comum para o Ensino Médio. Brasília, 2017.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: SECAD/ ME, junho, 2004.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografía e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. In: Anais do I Seminário Nacional: currículo em movimento – perspectivas atuais, Belo Horizonte, novembro de 2010.
______. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiania: C&A Alfa Comunicação, 2019.
______; SOUZA, Vanilton C. de. A formação do professor de geografia para atuar na educação cidadã. Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias sociales, nº 494(08), 2014
CIRQUEIRA, Diogo Marçal; CORRÊA, Gabriel Siqueira. Questão étnico-racial na geografia brasileira:
Um debate introdutório sobre a produção acadêmica nas pós-graduações. Revista da Anpege, p.29-58, V.10, n.13, jan-jun.2014.
CRENSHAW, Kimberlé. A interseccionalidade na discriminação de raça e gênero. Revista Estudos Feministas, v. 1, n. 1, 2002.
FIGUEIREDO, Angela. Epistemologia insubmissa feminista negra decolonial, Tempo & Argumento, Florianópolis, v. 12, n. 29, e 010 2, jan./abr. 2020
FIGUEIREDO, Otto Vinicius Agra. Política educacional e a questão racial brasileira. Disponivel em: http://www.forumdasads.com.br/. Acesso em: junho de 2010.
GOMES, Nilma L. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petropolis: Vozes, 2017.
Hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013
LENCIONI, Sandra. Linhas de Pesquisa da Pós-Graduação em Geografia. Mudanças, Esquecimentos e Emergência de (novos) Temas, Revista da ANPEGE, v. 9, n. 11, p. 5-19, jan./jul. 2013.
PEREIRA, Julio E. D. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autentica, 2000
PINHEIRO, Antonio Carlos. O ensino de Geografia no Brasil: catálogo de dissertações e teses. Goiânia: Ed. Vieira, 2005
POR uma geo-grafia negra. Manifesto apresentado no XIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia (ANPEGE) em setembro de 2019.
RATTS, Alex. Individualidade e coletividade no movimento negro de base acadêmica. Disponível em: www.geledes.org.br. Acesso em: fevereiro de 2022
SILVA, Cíntia Cristina L. da; SOUZA, Lorena F. de. Geografia e racialidades: as mulheres que produzem o campo científico. In: Anais do XIV Encontro Nacional da ANPEGE, formato online, 2021.
SOUZA, Lorena F de; MACHADO, Luiza Helena B. O ensino das relações étnico-raciais a partir de conteúdos geográficos na educação básica, Signos Geográficos, Goiânia, v.03, 2021
______; GUIMARÃES, Geny F.; CIRQUEIRA, Diogo M. Introdução do caderno temático “Geografias Negras”. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. Ed. Especial, p. 3-11, abr. 2020. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://www.abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/851>. Acesso em: 27 fev. 2022.
______. As relações Étnico-raciais na Geografia Escolar: Desafios Metodológicos e Pedagógicos. Revista Produção Acadêmica – Núcleo de Estudos Urbanos Regionais e Agrários, Vol. 2, nº 2, p. 4-19, dezembro/2016.
______. Corpos negros femininos em movimento: trajetórias socioespaciais de professoras negras em escolas públicas. Dissertação mestrado (Instituto de Estudos Sócio-Ambientais). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007
______. Migração para qualificação da força de trabalho e a questão racial: Estudantes africanos/as lusófonos/as negros/as em universidades goianas. Tese Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)