Impactos na sociedade das ações do PPGG/Unicentro

Autores

Palavras-chave:

Geografia, pós-graduação, impacto social, geografia

Resumo

O artigo analisa os impactos na sociedade das ações do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PPGG-UNICENTRO), que completou 15 anos em 2024. O Programa consolidou-se e forma mestres e doutores comprometidos com o desenvolvimento sustentável, a justiça socioambiental e a inovação científica. Estruturado em duas linhas de pesquisa, vem ampliando sua produção acadêmica, bem como sua inserção social. Assim, apresentamos um texto que primeiramente traz uma discussão teórica sobre o conceito de impacto na sociedade promovido pela pós-graduação segundo a CAPES, valorizando resultados qualitativos e transformadores. Destacam-se projetos como Nós Propomos!, Rede de Clubes de Ciências, Hortas Urbanas, Atlas Eleitoral e Geoparques, que articulam ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo a relação entre universidade, escola e comunidade e reafirmando o papel social da Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Rosário Brumes, Universidade Estadual do Centro Oeste/UNICENTRO

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no ano de 2000, com mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho de Presidente Prudente (UNESP/PP), respectivamente nos anos de 2003 e 2010. Graduada em Letras - Língua Portuguesa - pela Uninter 2024. Pós-doutora em Geografia com ênfase em migrações pela Universidade de Lisboa (ULisboa) em 2013 pós doutorada em Geografia com ênfase no papel das mulheres nas migrações pela Universidade de São Paulo (USP) em 2023. Atualmente é professora adjunta D da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO, no Paraná. Na graduação trabalha com ênfase nas disciplinas Geografia Urbana e Geografia da População. Na pós-graduação em Geografia da UNICENTRO, ministra a disciplina Dinâmica Populacional e Movimentos Migratórios. Em ambas as atuações, trabalha com as linhas de pesquisa redes socioespaciais, migrações e mobilidade espacial na urbanização; produção do espaço urbano e Educação do Campo . Atualmente é coordenadora do Programa de Programa de Pós Graduação em Geografia da UNICENTRO-PPGG. Avaliadoria do INEP para cursos de graduação. Ex tesoureira e membro do Conselho executivo da Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Geografia - ANPEGE entre 2023-25.

Jaqueline Moritz, Universidade Estadual do Centro Oeste/UNICENTRO

Graduada em Geografia - Licenciatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), especialista em Gestão e Educação Ambiental pela Univale e mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), na área de concentração Sociedade, Estado e Educação. Atualmente, é docente efetiva do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Umuarama, e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unicentro. Integra o Grupo de Estudos de Cartografia para Escolares (GECE), o EducartGEO e o Nepeg. Desenvolve pesquisas relacionadas às múltiplas linguagens no ensino de Geografia e a Geografia escolar.

Larissa Aparecida Dionizio, Universidade Estadual do Centro Oeste/UNICENTRO

Graduada em Geografia Bacharelado (2021) e Licenciatura (2024) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), mestra e doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) na mesma instituição. Aluna pesquisadora no Grupo de Pesquisa Redes de Poder, Migrações e Dinâmicas Territoriais (GEPES - Unicentro).

Márcia Silva, Universidade Estadual do Centro Oeste/UNICENTRO

Graduada e pós-graduada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Presidente Prudente (1997, 2000 e 2005). Pós-doutorado na Universidade de Lisboa (2014) (Tema: Poder local e políticas de reordenamento do território em Portugal e a agregação de freguesias). Professora Associado, Departamento de Geografia, Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO, Guarapuava-PR. Líder do Grupo de Pesquisa Redes de Poder, Migrações e Dinâmicas Territoriais (GEPES). Coordenadora da área de Geografia Política da Revista Paraná Eleitoral. Membro da Latin American Studies Association. Membro do Comitê Assessor de Área (CAAs), Fundação Araucária Ciências Humanas. Fundadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Mestrado e Doutorado-UNICENTRO. Avaliadora de Cursos de Graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Membro da Diretoria (2007-2009) e do Conselho Consultivo da Anpege (2018-2019 e 2023-2025). Coordenadora Adjunta de Programas Profissionais da Área de Geografia (2024-2026). Desenvolve pesquisas em temáticas voltadas à Geografia Política, Geografia do Poder, Educação do Campo e o Poder da Terra, Educação Especial, políticas públicas e dinâmicas do território. Dedica-se, ainda, em aprofundar epistelogicamente os conceitos de territórios conservadores de poder e aporofobia socioterritorial, temas os quais têm projetos financiados pelo CNPq e pela Fundação Araucária. Bolsista Produtividade do CNPQ (PQ2)

Marquiana Freitas Vilas Boas Gomes, Universidade Estadual do Centro Oeste/UNICENTRO

Doutora em Geografia, professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Líder do Grupo de Pesquisa de Educação Geográfica e Cartografia para Escolares – EducartGEO. Membro das redes Iberoamericana do Nós Propomos! e do NAPI Emergência Climática. Articuladora da Rede Clube de Ciências – Unicentro no NAPI Paraná Faz Ciência/PR-Brasil, com pesquisas e atividades extensionistas na educação básica, com temas como: cartografia escolar e social, educação ambiental e formação de professores de geografia.

Referências

AZEVEDO, Daniel Abreu de. A necessidade da Geografia Eleitoral: as possibilidades do campo. GEOUSP, v. 27, p. e-204649, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/geo/a/zxtcXMWYHfDCfjzL7NPHKYC/?lang=pt. Acesso em: 22 ago. 2025.

BARBOSA, G. R. Avaliação multidimensional de programas de pós-graduação. Brasília: Coordenação Nacional de Desenvolvimento do Pessoal de Nível Superior, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/23072020-dav-multi-pdf. Acesso em: 28 ago. 2025.

BOURDIEU, P. Homo academicus. Paris: Éditions de Minuit, 1984.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de Área – Geografia 2024–2028. Brasília: CAPES, 2024.

CAPES. Proposta de aprimoramento da avaliação da pós-graduação brasileira para o quadriênio 2021-2024 - modelo multidimensional. Brasília: Coordenação Nacional de Desenvolvimento do Pessoal de Nível Superior, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/25052020-relatorio-final-2019-comissao-pnpg-pdf. Acesso em: 28 ago. 2025.

CAPES. Relatório final de atividades - Grupo de Trabalho Impacto e Relevância Econômica e Social. Brasília: Coordenação Nacional de Desenvolvimento do Pessoal de Nível Superior, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/2020-01-03-relatorio-gt-impacto-e-relevancia-economica-e-social-pdf. Acesso em: 27 ago. 2025.

CAPES. Repensando a avaliação. Brasília: Coordenação Nacional de Desenvolvimento do Pessoal de Nível Superior, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/eventos/eventos-avaliacao/repensando-a-avaliacao-seminario-de-avaliacao-da-producao-intelectual-de-programas-de-pos-graduacao. Acesso em: 27 ago. 2025.

CLAUDINO, Sérgio. Escola, educação geográfica e cidadania territorial. Scripta Nova: Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, Barcelona, v. XVIII, n. 496 (09), 1 dez. 2014. Disponível em: https://revistes.ub.edu/index.php/ScriptaNova/article/view/14971/18408. Acesso em: 26 de agosto de 2025.

COSTA, F. J. da; MACHADO, M. A. V.; CÂMARA, S. F. Por uma orientação ao impacto societal da pós-graduação em administração no Brasil. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 20, n. 6, p. 823–835, nov.–dez. 2022.

DAGNINO, R. Ciência, tecnologia e inovação: o desafio da integração social. São Paulo: Editora UNESP, 2008.

DANTAS, F. Responsabilidade social e pós-graduação no Brasil: ideias para (avali)ação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 1, n. 2, p. 160-172, nov. 2004. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/46. Acesso em: 11 ago. 2025.

EUROPEAN COMMISSION. European Research Area. Assessing Europe’s University-Based Research: Expert Group on Assessment of University-Based Research. Bruxelas: European Commission, 2010.

FERMIN, L. (2025, 13 de agosto). Projetos selecionados para a VI Conferência Nacional pelo Meio Ambiente [Foto]. Governo do Paraná, Secretaria da Educação. https://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Educacao-seleciona-projetos-para-Conferencia-Nacional-pelo-Meio-Ambiente, acesso em 20 de agosto de 2025.

GIANNINI, M. J. S. M. A avaliação e o impacto social da pós-graduação. In: Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, 32., 2016, Manaus. Anais [...]. Brasília: Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, 2016. Disponível em: https://docplayer.com.br/111000030-Gt-10-a-avaliacao-e-o-impacto-social-da-pos-graduacao.html. Acesso em: 23 ago. 2025.

GOMES, Marquiana de Freitas Vilas Boas. Contribuições do Projeto Nós Propomos! Guarapuava à formação inicial do professor de Geografia. In: GOMES, Marquiana de Freitas Vilas Boas; SILVA, Clayton Luiz da; ROIK, Anderson; YAMAMOTO, Eduardo Yuji (org.). Formação de professores de Geografia no Projeto Nós Propomos!: contribuições pedagógicas para a Agenda da ONU de 2030. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2023. p. 24-39.

GOMES, Marquiana de Freitas Vilas Boas; HORN, Natali; TEREZA, Guilherme Henrique Bender. EDUCAÇÃO PARA A EMERGÊNCIA CLIMÁTICA NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA TERRITORIAL. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 4, p. 237–253, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20375. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20375. Acesso em: 28 ago. 2025.

HAURESCO, Cecília. Horta Escolar na Construção do Conhecimento Geográfico e Interdisciplinar. In: GOMES, Marquiana de Freitas Vilas Boas; SILVA, Clayton Luiz da; ROIK, Anderson; YAMAMOTO, Eduardo Yuji (org.). Formação de professores de Geografia no Projeto Nós Propomos!: contribuições pedagógicas para a Agenda da ONU de 2030. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2023. p. 80-95.

KATAOKA, Adriana Massaê.; MOSER, Anderson; LIMA, Patricia Carla Gilone de.; SAHEB, Daniele. Global youth Climate Pact (GYCP): caminhos metodológicos no estado do Paraná, Brasil. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 3, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i3.32386. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32386 . Acesso em: 28 ago. 2025.

LACERDA, G. Biscaia de. O Impacto social do PPGINF-UFPR: uma proposta de autoavaliação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 1–30, 2022. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1638. Acesso em: 14 ago. 2025.

MARQUES, Taícia Helena Negrin; RIZZI, Daniela; FERRAZ, Victor; HERZOG, Cecilia Polacow. Soluções baseadas na natureza: conceituação, aplicabilidade e complexidade no contexto latino-americano, casos do Brasil e Peru. Revista LABVERDE, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 1–25, 2021. Disponível em: https://revistas.usp.br/revistalabverde/article/view/189419 . Acesso em: 03 junho 2025.

MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação 2023. Brasília: MCTI, 2023.

MORAES, Loçandra Borges de; SOUZA, Lorena Francisco de; GOMES, Marquiana de Freitas Vilas Boas; MENEZES, Priscylla Karoline de. O PROJETO NÓS PROPOMOS! GOIÁS: Concepção teórica e metodológica; p. 23-42, 2022. In: OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de; CAVALCANTI, Lana de Souza; MORAES, Loçandra Borges de (orgs.). PROJETO NÓS PROPOMOS! GOIÁS: Construção do Pensamento Geográfico e Atuação Cidadã. Goiânia, GO: C&A Alfa Comunicação, 2022. E-book.

PENAVEGA, Alfredo. Educação ambiental em tempos de crise ecológica e climática: o exemplo dos jovens Pigmeus e Rapanui. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 40, n. 3, p. 58–78, 2023. DOI: 10.14295/remea.v40i3.15726. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/15726 . Acesso em: 28 ago. 2025.

SANTOS, B. de S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 21. ed. Rio de Janeiro: Record, 2011.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, p. 474–486, set./dez. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/C58ZMt5JwnNGr5dMkrDDPTN/?lang=pt&format=pdf, acesso em 19 de agosto de 2025.

SCHLEMER, L. C. A.; SAMPAIO, C. A. C. Avaliação de Impacto Ecossocioeconômico da Pós-Graduação Brasileira. Historia Ambiental Latinoamericana Y Caribeña (HALAC). Revista De La Solcha, 14(3), 420–460, 2024. https://doi.org/10.32991/2237-2717.2024v14i3.p420-460.

TERRON, Sonia. Geografia Eleitoral em foco. Em Debate, v. 4, n. 2, p. 8-18, 2012.

ZAMBIASI, F. Impacto na sociedade no modelo de avaliação CAPES: implicações a partir de experiências de um programa de pós-graduação de uma universidade comunitária. 2022. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, 2022.

ZOLNERKEVIC, Aleksei. A influência da geografia no comportamento eleitoral: contexto social de vizinhança. Revista Brasileira de Geografia, v. 63, n. 2, p. 110-121, 2018. Disponível em: https://rbg.ibge.gov.br/index.php/rbg/article/view/1839 . Acesso em: 22 ago. 2025.

Downloads

Publicado

2025-12-31

Como Citar

Rosário Brumes, K., Moritz, J., Aparecida Dionizio, L., Silva, M., & Freitas Vilas Boas Gomes, M. (2025). Impactos na sociedade das ações do PPGG/Unicentro. Revista Da ANPEGE, 21(46). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/anpege/article/view/20827

Edição

Seção

Dossiê - Impactos Sociais dos PPGs em Geografia