Modalidade, polaridade e legibilidade em resumos académicos: uma análise comparativa multidisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20339

Palavras-chave:

legibilidade, positividade, modalidade, resumo de tese de doutoramento, discurso académico

Resumo

Este estudo investiga a relação entre modalidade, polaridade e legibilidade em resumos académicos de 40 teses de doutoramento em quatro áreas do conhecimento – Ciências Exatas, Ciências Naturais, Ciências da Saúde e Ciências Sociais e Humanas. Enquadrada numa perspetiva interdisciplinar da Análise do Discurso, em articulação com os contributos do Processamento de Linguagem Natural, a metodologia assenta nestas técnicas para examinar de que forma a legibilidade, a construção discursiva de polaridade (positiva/neutra/negativa) e assim como as modalidades implicadas variam, refletindo as especificidades epistemológicas e metodológicas de cada domínio científico. A legibilidade é avaliada através de índices que medem a facilidade de leitura. A análise do nível de polaridade dos resumos foca-se na análise lexical de valores positivos, neutros ou negativos. A dimensão da modalidade centra-se na identificação de elementos modais que expressam as diferentes modalidades (epistémica, deôntica e desiderativa) presentes nos resumos. Ao analisar estas três dimensões, o estudo oferece uma perspetiva holística da escrita académica, permitindo mapear padrões discursivos que caracterizam as diferentes áreas do saber. 

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Biografia do Autor

Sílvia Araújo, Universidade do Minho/CEHUM

Sílvia Araújo concluiu o Doutoramento em Ciências da Linguagem / Linguística Românica em 2008, na Universidade do Minho / Université Paris 7 - Denis Diderot. É Professora Associada no Departamento de Estudos Românicos da Universidade do Minho. Com uma vasta experiência em Ciências da Linguagem e Humanidades Digitais, tem desempenhado um papel central na coordenação de projetos financiados pela FCT, nomeadamente: "Per-Fide: Portuguese with six different languages – Português, Español, Russian, Français, Italiano, Deutsch, English, PTPC/CLE-LLI/108948/2008" e "PortLinguE: Portal Multilingue para Linguagens Especializadas: mineração de dados abertos para recuperação de informação multilingue, PTDC/LLT-LIG/31113/2017".

O seu contributo nestas iniciativas, aliado a numerosas publicações indexadas e à orientação de dissertações de mestrado e teses de doutoramento, evidencia a sua especialização em linguística de corpus, processamento de linguagem natural e aplicação de tecnologias de inteligência artificial à educação.

É também (co)organizadora de várias conferências e workshops, (co)editora de revistas e livros, bem como revisora de diversas publicações científicas e eventos indexados nestas áreas. Adicionalmente, é Diretora do Mestrado em Humanidades Digitais e coordena o Grupo de Investigação em Humanidades Digitais do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho. Participa ativamente no Centro de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem da mesma universidade, onde dinamiza ações de formação acreditadas sobre a integração de tecnologias no ensino, em diferentes níveis de educação.

Micaela Aguiar, Universidade do Minho/CEHUM

Micaela Aguiar é investigadora no CEHUM – Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho. É doutorada em Linguística (Análise do Discurso), grau obtido em 2021 com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). A sua investigação de doutoramento, intitulada “Imagens Presidenciais nos Discursos de Tomada de Posse durante os Cem Anos da República Portuguesa”, resultou na primeira compilação de um corpus de discursos inaugurais presidenciais portugueses, anteriormente dispersos por diversas fontes históricas.

Participou em vários projetos de investigação financiados, incluindo o PortLinguE (um portal multilingue para recursos de linguagens especializadas) e o PAFSE (Partnerships for Science Education). Os seus interesses de investigação situam-se na interseção entre análise do discurso, humanidades digitais e linguística de corpus, com especial enfoque no discurso político e académico.

Micaela é também Open Science Ambassador no âmbito da Arqus Alliance e exerce atualmente funções de Editora-Chefe da H2D – Revista de Humanidades Digitais.

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Publicado

13.12.2025

Como Citar

Araújo, S., & Aguiar, M. (2025). Modalidade, polaridade e legibilidade em resumos académicos: uma análise comparativa multidisciplinar. Raído, 19(48), 278–295. https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20339