Modalidade, polaridade e legibilidade em resumos académicos: uma análise comparativa multidisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20339Palabras clave:
legibilidade, positividade, modalidade, resumo de tese de doutoramento, discurso académicoResumen
Este estudo investiga a relação entre modalidade, polaridade e legibilidade em resumos académicos de 40 teses de doutoramento em quatro áreas do conhecimento – Ciências Exatas, Ciências Naturais, Ciências da Saúde e Ciências Sociais e Humanas. Enquadrada numa perspetiva interdisciplinar da Análise do Discurso, em articulação com os contributos do Processamento de Linguagem Natural, a metodologia assenta nestas técnicas para examinar de que forma a legibilidade, a construção discursiva de polaridade (positiva/neutra/negativa) e assim como as modalidades implicadas variam, refletindo as especificidades epistemológicas e metodológicas de cada domínio científico. A legibilidade é avaliada através de índices que medem a facilidade de leitura. A análise do nível de polaridade dos resumos foca-se na análise lexical de valores positivos, neutros ou negativos. A dimensão da modalidade centra-se na identificação de elementos modais que expressam as diferentes modalidades (epistémica, deôntica e desiderativa) presentes nos resumos. Ao analisar estas três dimensões, o estudo oferece uma perspetiva holística da escrita académica, permitindo mapear padrões discursivos que caracterizam as diferentes áreas do saber.
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