Livros informativos para crianças e autoria feminina: uma análise a partir das publicações premiadas pela FNLIJ
AN ANALYSIS OF THE PUBLICATIONS AWARDED BY FNLIJ
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i47.19813Palavras-chave:
livros informativos, autoria feminina, Prêmio FNLIJResumo
O artigo propõe uma análise das publicações premiadas na categoria livro informativo pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), com um olhar atento para as produções de autoria feminina. O objetivo é discutir as características das obras não ficcionais escritas por mulheres que recebem reconhecimento das instâncias legitimadoras. Uma observação preliminar revela que uma parcela significativa dessas publicações é assinada por autoras mulheres, muitas vezes em coautoria, o que destaca a importância do trabalho coletivo feminino no campo da literatura. Esse aspecto sugere não apenas uma forte presença feminina na produção de livros informativos para crianças, mas também uma possível rede de colaboração entre escritoras, ilustradoras e pesquisadoras. No que diz respeito aos temas explorados, nota-se que os livros premiados frequentemente abordam questões sociais relevantes e biografias de outras mulheres, reforçando um compromisso com a valorização das narrativas históricas e a representatividade feminina. Uma análise das obras premiadas nos últimos cinco anos evidencia um viés marcadamente histórico e social, expondo tanto preocupações contemporâneas quanto um esforço em resgatar figuras e eventos que contribuíram para a construção da sociedade. Esse cenário aponta para uma literatura informativa engajada, envergada na promoção de debates sobre identidade, cultura e cidadania.
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