Livros informativos para crianças e autoria feminina: uma análise a partir das publicações premiadas pela FNLIJ

AN ANALYSIS OF THE PUBLICATIONS AWARDED BY FNLIJ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v19i47.19813

Palabras clave:

livros informativos, autoria feminina, Prêmio FNLIJ

Resumen

O artigo propõe uma análise das publicações premiadas na categoria livro informativo pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), com um olhar atento para as produções de autoria feminina. O objetivo é discutir as características das obras não ficcionais escritas por mulheres que recebem reconhecimento das instâncias legitimadoras. Uma observação preliminar revela que uma parcela significativa dessas publicações é assinada por autoras mulheres, muitas vezes em coautoria, o que destaca a importância do trabalho coletivo feminino no campo da literatura. Esse aspecto sugere não apenas uma forte presença feminina na produção de livros informativos para crianças, mas também uma possível rede de colaboração entre escritoras, ilustradoras e pesquisadoras. No que diz respeito aos temas explorados, nota-se que os livros premiados frequentemente abordam questões sociais relevantes e biografias de outras mulheres, reforçando um compromisso com a valorização das narrativas históricas e a representatividade feminina. Uma análise das obras premiadas nos últimos cinco anos evidencia um viés marcadamente histórico e social, expondo tanto preocupações contemporâneas quanto um esforço em resgatar figuras e eventos que contribuíram para a construção da sociedade. Esse cenário aponta para uma literatura informativa engajada, envergada na promoção de debates sobre identidade, cultura e cidadania.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vivian Stefanne Soares Silva, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG, Mestra em Estudos de Linguagens (2020) e Bacharel em Letras - Tecnologias da Edição (2016) pela mesma instituição de ensino. Professora, editora de livros infantis, revisora e redatora. Integra o grupo de pesquisa Leitura Literária, Edição, Mediação e Ensino (LLEME/CEFET-MG). Desenvolve pesquisas nas áreas de mercado editorial, literatura infantil, livros informativos para crianças e correlatos.

Paula Renata Melo Moreira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais. É docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (Linha 4 - Edição, Linguagem e Tecnologia); do Bacharelado em Letras - Tecnologias da Edição e do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Coordena, junto a Ana Elisa Ribeiro e Maria do Rosário Alves Pereira, o grupo Mulheres na Edição (CEFET-MG). Editora da Vinco - Revista de Estudos de Edição (ISSN 2764-2798) com Ana Elisa Ribeiro e Wagner Moreira. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa de Produção Editorial da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Edição. 

Citas

ARFUCH, L. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Tradução de Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.

BOURDIEU, P. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Trad. De M. L. Machado. 1ª. reimp. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.

COELHO, N. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indoeuropeias ao Brasil contemporâneo. São Paulo: Ática, 1991.

DALCASTAGNÈ, R. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Editora Horizonte, 2012.

GALLEGO CUIÑAS, A. Femedição: Por uma prática editorial feminista ibero-americana. Revista Eco-Pós, v. 27, n. 2, p. 278-306.. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/28404/15488. Acesso em: 28 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i2.28404

GARRALÓN, A. Ler e saber: os livros informativos para crianças. Tradução de Thais Albieri e Márcia Leite. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2015.

LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: histórias e histórias. São Paulo: Editora Ática, 2007.

LYONS, M. Os novos leitores no século XIX: mulheres, crianças e operários. In: CAVALLO, G.; CHARTIER, R. (Orgs). História da leitura no mundo ocidental II. São Paulo: Editora Ática, 1999.

MOREIRA, R.; SILVA, V. Descolonizar o olhar: o amálgama entre texto, projeto gráfico e ilustração na obra de Anabella López. Revista Leia Escola, v. 23, n. 3, p. 101-116, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/1290. Acesso em: 28 fev. 2025.

Publicado

2025-09-24

Cómo citar

Silva, V. S. S., & Moreira, P. R. M. (2025). Livros informativos para crianças e autoria feminina: uma análise a partir das publicações premiadas pela FNLIJ: AN ANALYSIS OF THE PUBLICATIONS AWARDED BY FNLIJ. Raído, 19(47), 177–190. https://doi.org/10.30612/raido.v19i47.19813

Número

Sección

Literatura infantil e juvenil escrita por mulheres no contexto ibero-americano: gênero e cânone