Justiça Social, vulnerabilidade e ensino de Língua Inglesa: o uso de sequências didáticas e possibilidades de articulação com o Interacionismo Socio-Discursivo
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17171Palavras-chave:
Social justice; social vulnerability; social projects; socio-discursive interactionism, English teaching.Resumo
O Interacionismo Socio-discursivo (ISD) ofereceu um terreno sólido para a pesquisa em Linguística Aplicada nas últimas décadas e permitiu que os pesquisadores investigassem diferentes aspectos do ensino de línguas (Bronckart, 2003; 2006; 2010; Cristovão; Stutz, 2011; Magalhães, Cristovão, 2018; entre outros). Como professores de Língua Inglesa (LI), afirmamos que ensinar esse idioma pode ser um meio de manter ou interromper injustiças sociais (Braga; Vóvio, 2015). Portanto, ensinar para a ação de linguagem na perspectiva do ISD implica no incentivo ao desenvolvimento da consciência crítica e na consciência das características textuais e contextuais dos usos da linguagem em um texto. Por isso, o objetivo deste artigo é apresentar três estudos em uma perspectiva ISD que abordaram temas semelhantes e discutir como eles convergem em termos da discussão que propõem sobre vulnerabilidade social, justiça social e ensino de inglês. Apresentamos algumas das possibilidades que a perspectiva do ISD oferece para um ensino de línguas que seja socialmente responsável e estimule os alunos a se manifestarem. Os resultados da análise mostram que há um terreno fértil para o desenvolvimento das Capacidades de Linguagem (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004) quando questões polêmicas como justiça social e vulnerabilidade social fazem parte das atividades pensadas para o ensino de LI.
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