O ensino de línguas adicionais para alunos com dificuldades específicas de aprendizagem: desafios e possibilidades de engajamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17042

Palavras-chave:

Additional languages, Students with disabilities, Students with specific learning difficulties, Socio-discursive interactionism

Resumo

Este ensaio discute o direito dos alunos com deficiência de terem seus currículos escolares e métodos de ensino adaptados de acordo com suas necessidades específicas, conforme previsto nas Leis brasileiras nº 9.394/96 e nº 13.146/2015. Apresenta desafios e possibilidades de adaptação de planos de aula e materiais para alunos com deficiência visual, transtorno do espectro do autismo (TEA) e dislexia, utilizando a perspectiva teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (IDE) no ensino de línguas. Para alunos com deficiência visual, sugere-se o uso de materiais táteis, recursos de áudio, descrições verbais e tecnologia assistiva no trabalho com gêneros, mas este artigo também destaca a dificuldade de interpretação de gráficos, tabelas e outras representações visuais. Para alunos com TEA, estudos têm demonstrado que o uso de uma sequência didática pode ser eficaz para o ensino de diferentes gêneros aos alunos do espectro, ao mesmo tempo que promove a integração em sala de aula. Para os alunos disléxicos, é fundamental concentrar-se em orientar os alunos para que se comuniquem de forma prática e significativa a partir de uma perspectiva sócio-discursiva. No geral, o ensaio sugere que os professores devem adaptar os seus planos de aula às necessidades específicas de cada aluno com deficiência ou com dificuldades especiais de aprendizagem, utilizando uma abordagem de ensino baseada em gêneros.

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Biografia do Autor

Miriam Sester Retorta, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Miriam Sester Retorta possui bacharelado e licenciatura em Letras - Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é professora aposentada, tendo liderado anteriormente o grupo de pesquisa "Ensino de Inglês para Estudantes com Deficiência Visual" e o projeto de extensão "Inglês Básico 1, 2 e 3 para Deficientes Visuais" de 2014 a 2017, e "Tecnologias, Formação de Professores e Letramentos" de 2017 a 2021. Sua pesquisa foca em avaliação de linguagem, inclusão escolar/social, literacia digital, literacias móveis, letramento acadêmico-científico e multiletramentos.

e-mail: msester@utfpr.edu.br

Juliana Reichert Assunção Tonelli, Universidade Estadual de Londrina

Juliana Reichert Assunção Tonelli - Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina. Docente efetiva do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEL) e do Mestrado Profissional de Línguas Estrangeiras Modernas (MEPLEM-UEL). Membro do GT de Formação de Professores da Anpoll e líder do grupo de pesquisa FELICE/ CNPq. Possui graduação em Administração de empresas pela Universidade Estadual de Londrina (1995), mestrado (2005) e doutorado (2012) em Estudos da Linguagem (UEL). Tem estágio de pós-doutorado em Didática das Línguas pela Universidade de Genebra UNIGE (2013); pela UNB (2018) e pela UNEMAT (2019). Atuou como professora de inglês em uma escola bilíngue e como professora e coordenadora da área de Língua Inglesa na rede particular de ensino na cidade de Londrina. Participante do Grupo de Trabalho da ANPOLL: Formação de educadores na linguística aplicada e do Grupo de Pesquisa GRAFE-PRISME na Universidade de Genebra (UNIGE). Parecerista da FAPESP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
E-mail: jtonelli@uel.br

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Publicado

02.12.2023

Como Citar

Retorta, M. S., & Tonelli, J. R. A. (2023). O ensino de línguas adicionais para alunos com dificuldades específicas de aprendizagem: desafios e possibilidades de engajamento. Raído, 17(44), 63–82. https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17042

Edição

Seção

Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem