Professores da escola básica representados na escrita de alunos da licenciatura em Letras

Autores/as

  • Bárbara de Freitas Farah
  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.6748

Palabras clave:

Estágio supervisionado. Letramento do professor. Linguística sistêmico-funcional.

Resumen

Investigamos algumas representações de professores da escola básica em relatórios de estágio supervisionado, produzidos por professores em formação inicial. A investigação foi caracterizada como uma pesquisa documental, situada no campo de estudos da Linguística Aplicada. A Linguística Sistêmico-Funcional foi utilizada como teoria de análise linguística dos relatórios. As representações de professores identificadas estão atreladas diretamente à antinomia tradicional versus inovador, que traduz as impressões preliminares sobre o trabalho docente na escola básica, construídas pelos professores em formação inicial, tomando como referência saberes teóricos produzidos na universidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em Letras Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Tocantins, sendo responsável por lecionar disciplinas de Estágio Supervisionado e Investigação da Prática Pedagógica, além de coordenar o Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Acadêmico em Ensino de Língua e Literatura). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de gramática, gêneros textuais, letramento, material didático, práticas de escrita, práticas de leitura e texto.

Publicado

2017-08-18

Cómo citar

Farah, B. de F., & Silva, W. R. (2017). Professores da escola básica representados na escrita de alunos da licenciatura em Letras. Raído, 11(27), 304–320. https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.6748

Número

Sección

PARTE II - ESCRITA ACADÉMICA EN EL CONTEXTO DE ENSEÑANZA DE LA LENGUA PORTUGUESA