Caminhos da educação bilíngue no Brasil: perspectivas da linguística aplicada
Palabras clave:
Educação Bilíngue de Elite. Linguística Aplicada. Pesquisas. Atividades. Lacunas.Resumen
Vivemos um momento histórico em que a superdiversidade cria uma composição e abundância de variáveis importantes que afetam onde, como e com quem as pessoas vivem. Nesse cenário, a importância da formação multilíngue em diferentes países se intensificou e, consequentemente, a criação de escolas bilíngues de prestígio também. O objetivo deste texto é traçar um panorama da Educação Bilíngue de Elite no Brasil no que se refere (i) ao crescimento dessas escolas, (ii) a pesquisas realizadas em programas de Linguística Aplicada em Universidades brasileiras, (iii) a artigos com essa temática publicados em periódicos da área de Linguística Aplicada e (iv) a comunicações orais que abordaram Educação Bilíngue de Elite, apresentadas em congressos e eventos especializados. Organizar-se-á para uma apresentação do contexto multicultural globalizante que sustenta o interesse pela área e para discussão de sua relação com a educação bilíngue. Discutirá definições de Educação Bilíngue e Educação Bilíngue de Elite em circulação no país. Abordará as pesquisas e atividades realizadas no contexto brasileiro, por meio da apresentação do número de escolas e pesquisas na área, além de alguns pesquisadores com suas instituições, envolvidos com o tema. Ademais, explicitará o cenário e a problemática no país. Finalmente, apontaremos algumas lacunas definidas nas pesquisas nacionais, correlacionadas às internacionais.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.