O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5694

Palabras clave:

Ensino e aprendizagem de línguas. Escrita na universidade. Feedback corretivo oral.

Resumen

O presente artigo trata do processo de feedback corretivo em pares para a produção textual escrita na modalidade do Teletandem Institucional-Integrado (TTDii), em uma turma de Português Língua Estrangeira (PLE) de uma universidade do sul dos Estados Unidos. Uma das atividades requeridas no TTDii, além dos encontros realizados virtualmente pelo Skype® para a aprendizagem de línguas, é a produção de textos para a prática da escrita na língua-alvo do aluno. Há um processo de escrita colaborativa caracterizado pelas ações de a) escrita; b) envio ao parceiro para correção por escrito; c) feedback corretivo oral na sessão de TTDii seguinte; d) reescrita dos textos. O objetivo deste artigo é apresentar resultados relacionados ao feedback corretivo oral das sessões de TTDii para produções textuais das participantes, a partir da análise dos episódios nos quais os alunos conversam sobre os textos corrigidos. A análise das gravações de áudio e vídeo das sessões de TTDii mostrou que o feedback oral foi benéfico, pois ofereceu oportunidades para que os parceiros esclarecessem dúvidas relativas à correção por escrito, obtivessem explicações gramaticais e culturais da língua portuguesa, entre outras vantagens que são apresentadas neste estudo.

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Biografía del autor/a

Rubia Mara Bragagnollo, Instituto Federal de Santa Catarina

Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Gaspar
Docente de Língua Inglesa
Doutora em estudo Linguísticos - UNESP

Publicado

2017-08-18

Cómo citar

Bragagnollo, R. M. (2017). O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado. Raído, 11(27), 370–392. https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5694

Número

Sección

PARTE III - ESCRITA ACADÉMICA EN EL CONTEXTO DE LA ENSEÑANZA DE LENGUA EXTRANJERA