Práticas de letramento na iniciação científica e tecnológica: um estudo do gênero resumo acadêmico no CEFET/RJ

Autores/as

  • Maria Cristina Giorgi Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Fábio Sampaio Almeida Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v12i30.9385

Palabras clave:

Resumo acadêmico. Letramento profissional acadêmico. Iniciação científica. Gênero de discurso. CEFET/RJ.

Resumen

Temos como objetivo neste texto refletir acerca de relações entre a iniciação científica e tecnológica e o letramento profissional acadêmico de discentes participantes de projetos no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ. Para tal, baseamos nossas discussões em análises de resumos produzidos por sete orientandos de dois professores de unidades distintas da instituição, relativos a trabalhos apresentados em eventos científicos diversos. Como aporte teórico, lançamos mão do conceito de gênero discursivo de Bakhtin (2000), bem como fazemos uma opção por um viés epistemológico que compreende os letramentos como práticas sociais situadas sócio-historicamente (BARTON, HAMILTON, 1998; DAVIES, MERCHANT, 2009; LANKSHEAR, KNOBEL, 2007). Nossos resultados apontam a relevância da iniciação científica e, mais especificamente da produção de textos como o resumo acadêmico, para o letramento dos discentes e sua inserção em uma comunidade de pesquisadores.

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Citas

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Publicado

2018-12-14

Cómo citar

Giorgi, M. C., & Almeida, F. S. (2018). Práticas de letramento na iniciação científica e tecnológica: um estudo do gênero resumo acadêmico no CEFET/RJ. Raído, 12(30), 105–122. https://doi.org/10.30612/raido.v12i30.9385

Número

Sección

LETRAMENTO CIENTÍFICO