Letramentos acadêmicos e identidades docentes em um curso de Mestrado Profissional em Letras

Autores/as

  • Roberta Gleyciângela Souza Lopes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5684

Palabras clave:

Letramentos acadêmicos. Mudança discursiva. Identidade docente.

Resumen

Neste artigo, proponho uma análise das mudanças no letramento acadêmico e as suas implicações no perfil identitário de professores em formação, fundamentando-me nos estudos sociais do Letramento (STREET, 1984; 2003; 2010; 2012) e nos estudos críticos do discurso (FAIRCLOUGH, 2001;2003). Para tanto, tomo por base dados qualitativos coletados entre professores da educação básica inscritos no Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). Os dados apontam que, após a inserção em práticas de letramento do mestrado profissional, ampliam-se as identidades docentes, com novas possibilidades de atuação.

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Biografía del autor/a

Roberta Gleyciângela Souza Lopes, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Professora da rede estadual de ensino do Ceará

 

 

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Publicado

2017-08-18

Cómo citar

Lopes, R. G. S. (2017). Letramentos acadêmicos e identidades docentes em um curso de Mestrado Profissional em Letras. Raído, 11(27), 483–506. https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5684

Número

Sección

PARTE IV - ESCRITA ACADÉMICA EN OTROS CONTEXTOS DE FORMACIÓN