O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em Letras

Autores/as

  • Elisa Cristina Amorim Ferreira Universidade Federal de Campina Grande Universidade Estadual da Paraíba
  • Denise Lino de Araújo Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5558

Palabras clave:

Aprendizagem de escrita. Escrita acadêmica. Ensino Superior.

Resumen

Neste artigo, abordamos indícios da aprendizagem de escrita acadêmica em curso de licenciatura, a partir de corpus coletado com um licenciando em Letras, demandado a escrever gêneros acadêmicos durante os três primeiros períodos letivos do seu curso superior, mas sem necessariamente ter sido apresentado à estrutura prototípica, aos temas, às sequências dos gêneros solicitados ou a formas de manifestação autoral. Observamos, então, as estratégias linguísticas usadas por esse sujeito quanto às sequências analíticas próprias da resenha, do artigo de opinião e do relato de observação, caracterizadas pela informatividade, argumentatividade e correlação com o discurso científico, por serem aquelas que revelam a inserção (ou não) do sujeito na comunidade discursiva de referência. Como resultado, verificamos que a aprendizagem da escrita acadêmica deu-se em etapas a partir da apropriação de especificidades da escrita nessa esfera, principalmente da unidade retórica da análise.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elisa Cristina Amorim Ferreira, Universidade Federal de Campina Grande Universidade Estadual da Paraíba

Mestre em Linguagem e Ensino, Graduada em Letras.

Professora do curso de Letras.

Denise Lino de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Educação, Mestre em Linguística, Graduada em Letras. Professora do curso de Letras.

Citas

BAWARSHI, A. S.; REIFF, M. J. Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino. Tradução Benedito Gomes Bezerra [et al.]. 1 ed. São Paulo: Parábola, 2013.

BEZERRA, B. G. A resenha acadêmica em uso por autores proficientes e iniciantes. In: BIASI-RODRIGUES, B.; ARAÚJO, J. C.; SOUSA, S. C. T. (Orgs.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

BEZERRA, B. G. Letramentos acadêmicos na perspectiva dos gêneros textuais. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 9, n. 4, p. 247-258, out./dez, 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2012v9n4p247>. Acesso em: 22 mar. 2013.

BHATIA, V. K. A análise de gêneros hoje. In: BEZERRA, B. G.; BIASI-RODRIGUES, B.; CAVALCANTE, M. M. (Orgs.). Gêneros e sequências textuais. Recife: Edupe, 2009.

BIASI-RODRIGUES, B.; HEMAIS, B.; ARAÚJO, J. C.. Análise de gêneros na abordagem de Swales: princípios teóricos e metodológicos. In: BIASI-RODRIGUES, B.; ARAÚJO, J. C.; SOUSA, S. C. T. Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

BONINI, A.; FIGUEIREDO, D. C. Letramento e escrita acadêmica: uma experiência com o artigo de pesquisa. In: TFOUNI, L. V. (Org.). Letramento, escrita e leitura: questões contemporâneas. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2010.

BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2005.

__________. Gênero, Agência e Escrita. São Paulo: Cortez, 2006.

__________. Escrita, Gênero e Interação social. São Paulo: Cortez Editora, 2007.

BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.

GIUDICE, J.; MOYANO, E. Apropiación del discurso de la economia: análisis evolutivo de um caso. In: BARBARA, L.; MOYANO, E. (Orgs.). Textos e linguagem acadêmica: explorações sistêmicas funcionais em espanhol e português. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2011.

MILLER, C. Estudos sobre: gênero textual, agência e tecnologia. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.

MOTTA-ROTH, D. Rhetorical features and disciplinary cultures: a genre-based study of academic book reviews in linguistics, chemistry and economics. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1995.

MOTTA-ROTH, D; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

SCARPA, E. M. Aquisição da Linguagem. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001.

SILVA, J. R. Relato de Experiência Didática: elementos para a descrição e ensino do gênero. 90f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Linguística). - Universidade Federal da Paraíba – UFPB. João Pessoa, Paraíba. 2002.

SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and researching setting. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

__________. Sobre modelos de análise do discurso. In: BIASI-RODRIGUES, B.; ARAÚJO, J. C.; SOUSA, S. C. T. (Orgs.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

UAL. Projeto Pedagógico Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa. Centro de Humanidades - CH. Unidade Acadêmica de Letras - UAL. Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, 2011.

WILSON, V. A construção discursiva e identitária na escrita acadêmica. In: ALMEIDA, F. A.; GONÇALVES, J. C. (Orgs.). Interação, contexto e identidade em práticas sociais. Niterói, RJ: Eduff. 2009.

Publicado

2017-08-18

Cómo citar

Ferreira, E. C. A., & Araújo, D. L. de. (2017). O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em Letras. Raído, 11(27), 224–246. https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5558

Número

Sección

PARTE II - ESCRITA ACADÉMICA EN EL CONTEXTO DE ENSEÑANZA DE LA LENGUA PORTUGUESA