Mobilizando olhares de estagiários em letras sobre a aula de português e literatura na escola

Autores/as

  • Clara Dornelles Unipampa

Palabras clave:

Aula de língua portuguesa e literatura. Escola. Universidade. Letramento profissional. Perspectiva etnográfica.

Resumen

Este artigo traz resultados de uma discussão piloto, ainda em fase inicial de elaboração, organizada em torno da reflexão sobre as relações entre a abordagem etnográfica e o letramento profissional, e suas implicações para a formação de professores de língua portuguesa e de suas literaturas. Ao focalizar o texto de estagiários sobre a escola, buscamos produzir contextos para analisar um problema que nos tem preocupado há algum tempo no campo aplicado de estudos da linguagem: o da relação entre teoria e prática. Interessa-nos, pois, contribuir para a análise dos processos tensos e contraditórios imbricados nessa relação que consideramos ser chave na formação de professores. Os dados gerados provêm do relatório de observação da prática docente produzido em conjunto, no primeiro semestre de 2009, por duas estagiárias do curso de Letras de uma universidade pública no interior do Rio Grande do Sul.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clara Dornelles, Unipampa

Mestre em Linguística Aplicada pela UFSC e Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp. Atualmente é professora do curso de Letras da Unipampa/Bagé.

Publicado

2014-05-17

Cómo citar

Dornelles, C. (2014). Mobilizando olhares de estagiários em letras sobre a aula de português e literatura na escola. Raído, 8(15), 97–115. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/3148

Número

Sección

PRÁTICA ESCOLAR DE LINGUAGEM