Mobilizando olhares de estagiários em letras sobre a aula de português e literatura na escola

Authors

  • Clara Dornelles Unipampa

Keywords:

Aula de língua portuguesa e literatura. Escola. Universidade. Letramento profissional. Perspectiva etnográfica.

Abstract

Este artigo traz resultados de uma discussão piloto, ainda em fase inicial de elaboração, organizada em torno da reflexão sobre as relações entre a abordagem etnográfica e o letramento profissional, e suas implicações para a formação de professores de língua portuguesa e de suas literaturas. Ao focalizar o texto de estagiários sobre a escola, buscamos produzir contextos para analisar um problema que nos tem preocupado há algum tempo no campo aplicado de estudos da linguagem: o da relação entre teoria e prática. Interessa-nos, pois, contribuir para a análise dos processos tensos e contraditórios imbricados nessa relação que consideramos ser chave na formação de professores. Os dados gerados provêm do relatório de observação da prática docente produzido em conjunto, no primeiro semestre de 2009, por duas estagiárias do curso de Letras de uma universidade pública no interior do Rio Grande do Sul.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Clara Dornelles, Unipampa

Mestre em Linguística Aplicada pela UFSC e Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp. Atualmente é professora do curso de Letras da Unipampa/Bagé.

Published

2014-05-17

How to Cite

Dornelles, C. (2014). Mobilizando olhares de estagiários em letras sobre a aula de português e literatura na escola. Raído, 8(15), 97–115. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/3148

Issue

Section

PRÁTICA ESCOLAR DE LINGUAGEM