Reflexões sobre práticas de letramento acadêmico-científico por pesquisadores e professores em formação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20463

Palabras clave:

letramento acadêmico-científico, intergenericidade, formação de professores

Resumen

Neste trabalho são apresentados resultados de pesquisa com que se objetiva conhecer os efeitos produzidos pelas práticas pedagógicas e científicas desenvolvidas em contexto acadêmico, sobre as estratégias linguístico-discursivas mobilizáveis pelo professor em formação. O material de análise é resultante de atividade de produção textual realizada em uma disciplina de Pós-Graduação, em que foi proposta a elaboração de um press release, gênero voltado à apresentação de novidades a um público de não especialistas, para a divulgação, não de conhecimentos recentemente produzidos, mas de uma obra de longeva e ampla circulação no meio acadêmico. Foram analisados, com base em elementos de análise do discurso acerca da noção de gêneros textuais/discursivos, os textos produzidos pelos participantes que fossem professores de língua portuguesa na educação básica. A análise evidenciou que os textos produzidos se organizam intergenericamente como compósitos de elementos provenientes de gêneros acadêmico-científicos diversos, como resumos, resenhas, anúncios, textos de divulgação científica etc. Os resultados mostram que, quando se subvertem as referências de tempo e espaço para a produção do gênero a se conhecer, os modos como normalmente são agenciados os gêneros já conhecidos se alteram, produzindo efeitos de estranhamento que podem ser formativos na medida em que desestabilizam aspectos já normalizados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emerson de Pietri, USP - Faculdade de Educação

Émerson de Pietri é Doutor em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Educação Universidade de São Paulo (FEUSP).

Citas

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016. 164p.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CORRÊA, M. L. G. Relações intergenéricas na análise indiciária de textos escritos. Trabalhos em Linguística Aplicada, n. 45, p. 205-224, 2006.

CORRÊA, M. L. G. Bases teóricas para o ensino da escrita. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão- SC, v. 3, p. 481-513, 2013.

DINIZ, N. de P.; ASSIS, A. Uso de textos de divulgação científica na formação de professores: uma revisão (1997-2019). EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 21, n. 2, p. 299-334, jul./dez. 2021.

MARCUSCHI, L. A. Compreensão de texto: algumas reflexões. In: DIONISIO, A. P.; BEZERRA, M. A. (Orgs.) O livro de português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. P. 67-86.

MEDVIÉDEV, P. O método formal nos estudos literários. São Paulo: Contexto, 2019 [1928].

POLATO, A. D. M.; MENEGASSI, R. J. Atividades epilinguísticas valorativas em prática de análise linguística de perspectiva dialógica. In: Prática de análise linguística nas aulas de língua portuguesa. PEREIRA, R. A.; COSTA-HÜBES, T. C. (Orgs.). São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. 529p.

RIGHETTI, S.; FLORES, N. M.; ANDRADE, F. Q.; MORALES, A. P. Divulgação científica para a imprensa: o modelo híbrido dos textos da Agência Bori com base em cinco perguntas essenciais. Intercom. São Paulo, v. 45, e2022120, 2022. doi: https://doi.org/10.1590/1809-58442022120pt.

SIGNORINI, I. (org.). Gêneros catalisadores: letramento e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.

Publicado

2025-12-13

Cómo citar

de Pietri, E. (2025). Reflexões sobre práticas de letramento acadêmico-científico por pesquisadores e professores em formação. Raído, 19(48), 94–113. https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20463