Letramento acadêmico e memória discursiva: um estudo sobre o dizer docente a respeito da escrita

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20319

Palabras clave:

Memória Discursiva, Letramento Acadêmico, Análise do Discurso, Escrita no Ensino Superior

Resumen

Neste artigo, exploramos a relação entre Letramento Acadêmico e Memória Discursiva para investigar a constituição histórica das concepções de escrita de docentes do ensino superior. Analisamos o dizer de professores das áreas de Ciências Contábeis, Engenharia e Ciências Econômicas em entrevistas semiestruturadas, caracterizando como a memória discursiva atua na formulação de suas percepções. Fundamentamo-nos na Análise de Discurso de linha francesa, nos estudos em Letramentos Acadêmicos e em sua vertente etnográfico-discursiva. A análise, inspirada no Paradigma Indiciário, centra-se em pistas (elementos linguísticos, enunciativos e/ou discursivos presentes na construção do texto oral/falado) das concepções de escrita de docentes do ensino superior identificadas no fio do discurso, interpretando-as como indícios do trabalho da memória. Os resultados apontam para a hegemonia de uma memória que concebe a escrita como tecnologia, indicando a persistência de visões tecnicistas que se sobrepõem a noções da cultura disciplinar de cada área.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Augusto Pereira Brito, UNESPAR

Doutor em Letras com ênfase em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (PLE/UEM) com período sanduíche nos Estados Unidos da América, no Darmouth College, financiado pelo Programa PDSE/Capes. Mestre em Letras pela mesma instituição e graduado em Letras Português, Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Membro dos grupos de pesquisa Aquisição da Escrita (CNpQ) e Prádis (UNESPAR). Enquadra-se na área de Linguística Aplicada, tendo seus estudos voltados à linha de Ensino e Aprendizagem de línguas, mais especificamente sobre questões relacionadas à Escrita, Letramentos Acadêmicos, Formação de Professores e Análise Linguística.

Cristiane Carneiro Capristano, UEM

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Estudos Linguísticos, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e graduada em Letras (Português/Italiano) pela mesma universidade. Fez Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é Professora Associada (Graduação e Pós-Graduação) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE - UEM). Desde de 2010, é líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Estudos sobre a aquisição da escrita", vice-líder, desde 2016, do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Práticas de leitura e escrita em português língua materna" e integrante, desde 2001, do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Estudos sobre a linguagem". Atua nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, desenvolvendo pesquisas com ênfase nos temas: escrita infantil, produção escrita em diferentes nives de escolaridade, ensino e aprendizagem de língua materna, relação ortografia e fonologia e letramentos.

Citas

ANTUNES, I. Leitura e escrita: uma visão mais produtiva. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 51-58, jun. 1988.

ÁVILA, A. A importância da compatibilização de projetos para a engenharia de custos. Revista Opiniões, 12 maio 2014. Disponível em: http://www.revistaopinioes.com.br/a-importancia-da-compatibilizacao-de-projetos-para-a-engenharia-de-custos/. Acesso em: 20 out. 2023.

CORRÊA, M. L. G. As perspectivas etnográfica e discursiva no ensino da escrita: o exemplo de textos de pré-universitários. Revista da ABRALIN, n. especial, 2. parte, p. 333-356, 2011.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. Tradução de Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

LEA, M. R.; STREET, B. V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in higher education, v. 23, n. 2, p. 157-172, jun. 1998.

MARCUSCHI, L. A. Referenciação e progressão tópica: aspectos cognitivos e textuais. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 48, n. 1, p. 7-22, 2006.

ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez; Campinas: Ed da Unicamp, 1988.

ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas, SP: UNICAMP, 2007.

PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997.

PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução: Eni Puccinelli Orlandi et al. 4. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.

PÊCHEUX, M. Papel da Memória. In: ACHARD, Pierre et al. Papel da Memória. Tradução e introdução de José Horta Nunes. Campinas, SP: Pontes, 2010, p. 49-57.

STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

VIEIRA, R.; CHACON, L. A doença de Parkinson. In: ______. Movimentos da hesitação: deslizamentos do dizer em sujeitos com doença de Parkinson [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. p. 17-41.

Publicado

2025-12-13

Cómo citar

Pereira Brito, P. A., & Carneiro Capristano, C. (2025). Letramento acadêmico e memória discursiva: um estudo sobre o dizer docente a respeito da escrita. Raído, 19(48), 152–172. https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20319