Letramento acadêmico e memória discursiva: um estudo sobre o dizer docente a respeito da escrita
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20319Palabras clave:
Memória Discursiva, Letramento Acadêmico, Análise do Discurso, Escrita no Ensino SuperiorResumen
Neste artigo, exploramos a relação entre Letramento Acadêmico e Memória Discursiva para investigar a constituição histórica das concepções de escrita de docentes do ensino superior. Analisamos o dizer de professores das áreas de Ciências Contábeis, Engenharia e Ciências Econômicas em entrevistas semiestruturadas, caracterizando como a memória discursiva atua na formulação de suas percepções. Fundamentamo-nos na Análise de Discurso de linha francesa, nos estudos em Letramentos Acadêmicos e em sua vertente etnográfico-discursiva. A análise, inspirada no Paradigma Indiciário, centra-se em pistas (elementos linguísticos, enunciativos e/ou discursivos presentes na construção do texto oral/falado) das concepções de escrita de docentes do ensino superior identificadas no fio do discurso, interpretando-as como indícios do trabalho da memória. Os resultados apontam para a hegemonia de uma memória que concebe a escrita como tecnologia, indicando a persistência de visões tecnicistas que se sobrepõem a noções da cultura disciplinar de cada área.
Descargas
Citas
ANTUNES, I. Leitura e escrita: uma visão mais produtiva. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 51-58, jun. 1988.
ÁVILA, A. A importância da compatibilização de projetos para a engenharia de custos. Revista Opiniões, 12 maio 2014. Disponível em: http://www.revistaopinioes.com.br/a-importancia-da-compatibilizacao-de-projetos-para-a-engenharia-de-custos/. Acesso em: 20 out. 2023.
CORRÊA, M. L. G. As perspectivas etnográfica e discursiva no ensino da escrita: o exemplo de textos de pré-universitários. Revista da ABRALIN, n. especial, 2. parte, p. 333-356, 2011.
GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. Tradução de Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
LEA, M. R.; STREET, B. V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in higher education, v. 23, n. 2, p. 157-172, jun. 1998.
MARCUSCHI, L. A. Referenciação e progressão tópica: aspectos cognitivos e textuais. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 48, n. 1, p. 7-22, 2006.
ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez; Campinas: Ed da Unicamp, 1988.
ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas, SP: UNICAMP, 2007.
PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997.
PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução: Eni Puccinelli Orlandi et al. 4. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.
PÊCHEUX, M. Papel da Memória. In: ACHARD, Pierre et al. Papel da Memória. Tradução e introdução de José Horta Nunes. Campinas, SP: Pontes, 2010, p. 49-57.
STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
VIEIRA, R.; CHACON, L. A doença de Parkinson. In: ______. Movimentos da hesitação: deslizamentos do dizer em sujeitos com doença de Parkinson [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. p. 17-41.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 3.0.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
