Academic literacy and discursive memory: a study on faculty discourse about writing

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20319

Keywords:

Memória Discursiva, Letramento Acadêmico, Análise do Discurso, Escrita no Ensino Superior

Abstract

This article investigates the role of discursive memory in shaping the conceptions of writing held by university professors from Accounting, Engineering, and Economics. Drawing from French Discourse Analysis and Academic Literacies studies, we analyze semi-structured interviews to characterize how discursive memory operates in their statements. The methodology, inspired by the Indiciary Paradigm, focuses on linguistic clues as traces of memory. The results point to three distinct memories: writing as a product of reading, writing as technology, and writing conceptualized from disciplinary notions, with a strong predominance of the memory of writing as a neutral technology. 

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Author Biographies

Pedro Augusto Pereira Brito, UNESPAR

Doutor em Letras com ênfase em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (PLE/UEM) com período sanduíche nos Estados Unidos da América, no Darmouth College, financiado pelo Programa PDSE/Capes. Mestre em Letras pela mesma instituição e graduado em Letras Português, Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Membro dos grupos de pesquisa Aquisição da Escrita (CNpQ) e Prádis (UNESPAR). Enquadra-se na área de Linguística Aplicada, tendo seus estudos voltados à linha de Ensino e Aprendizagem de línguas, mais especificamente sobre questões relacionadas à Escrita, Letramentos Acadêmicos, Formação de Professores e Análise Linguística.

Cristiane Carneiro Capristano, UEM

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Estudos Linguísticos, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e graduada em Letras (Português/Italiano) pela mesma universidade. Fez Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é Professora Associada (Graduação e Pós-Graduação) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE - UEM). Desde de 2010, é líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Estudos sobre a aquisição da escrita", vice-líder, desde 2016, do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Práticas de leitura e escrita em português língua materna" e integrante, desde 2001, do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Estudos sobre a linguagem". Atua nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, desenvolvendo pesquisas com ênfase nos temas: escrita infantil, produção escrita em diferentes nives de escolaridade, ensino e aprendizagem de língua materna, relação ortografia e fonologia e letramentos.

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Published

2025-12-13

How to Cite

Pereira Brito, P. A., & Carneiro Capristano, C. (2025). Academic literacy and discursive memory: a study on faculty discourse about writing. Raído, 19(48), 152–172. https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20319