Representações de universitários sobre leitura e produção de textos acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20312Palabras clave:
Representações Sociais, Letramentos acadêmico-científicos, Educação superiorResumen
Esta pesquisa, de base qualitativa, elaborada à luz da Linguística Aplicada, objetiva depreender indícios das representações de graduandos sobre letramentos acadêmicos, a fim de refletir sobre as suas implicações nas práticas de leitura e produção de textos na universidade. Os dados de análise foram gerados por um questionário aplicado a alunos de diferentes cursos de graduação que participaram de uma formação de monitores para atuação em um laboratório de letramentos acadêmico-científicos de um projeto integrado de pesquisa, ensino e extensão que agrega as universidades públicas do Paraná. Para a análise, foram selecionadas três questões relacionadas às práticas de leitura e produção textual na universidade. A base teórica da pesquisa são as discussões sobre letramentos acadêmicos, sobretudo, as advindas dos Novos Estudos do Letramento, assim como a concepção de representações sociais. Como resultados, destacam-se indícios de representações conservadoras e normativas dos letramentos acadêmicos, com ênfase nas práticas de escrita, além de uma visão de complexidade das práticas letradas desenvolvidas na universidade.
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