O uso do chatgpt como estratégia de avaliação na universidade: mobilizando os processos de conhecimento dos multiletramentos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20310

Palabras clave:

Multiletramentos, Avaliação acadêmica, ChatGPT, Produção textual, Processos de conhecimento

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir uma proposta de avaliação que integre os processos de conhecimento da Pedagogia dos Multiletramentos (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020) e a tecnologia de IA generativa dos chatbots às práticas acadêmicas de produção textual de alunos em um contexto de formação inicial de professores de língua portuguesa. A proposta de avaliação que elaboramos seleciona o ChatGPT como interlocutor discursivo e a textualização de uma estratégia conversacional, com base em uma pergunta inicial (prompt) e na solicitação de refinamento da resposta produzida pelo chatbot. Em seguida, usamos as respostas criadas pelo ChatGPT a partir do prompt inicial e do refinamento do prompt, e desenvolvemos uma instrução para que os alunos avaliassem conceitual e criticamente o texto. Como resultado de pesquisa, notamos que o uso do ChatGPT em avaliações acadêmicas pode ser uma estratégia eficiente para trabalhar os processos de conhecimento (experienciando, conceitualizando, analisando e aplicando), incentivando uma leitura crítica dos textos gerados por chatbots e uma proposta avaliativa inovadora que utiliza a IA generativa como agência de interlocução.

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Biografía del autor/a

Petrilson Pinheiro, Unicamp

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado no Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada pela UFRJ, doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-doutorado pela University of Illinois, em Urbana-Champaign, Estados Unidos. É Professor Livre Docente e Diretor do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Atua no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Unicamp nas áreas de Linguagem, Educação e Sociedade. É coordenador do Grupo de Pesquisa do CNPQ Multiletramentos na escola por meio da hipermídia, que envolve alunos de graduação, mestrado e doutorado do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Vem desenvolvendo pesquisas em: ensino/aprendizagem de língua materna através do uso de tecnologias digitais da informação e da comunicação; interface entre letramentos escolares e não-escolares em ambientes hipermidiáticos; multiletramentos e formação de professores; produção textual, desinformação e ética na internet.

Débora Arruda, UECE

Doutora em Linguística Aplicada. Professora do Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA) e do curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Editora da Revista Linguagem em Foco. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Linguagem, Ensino e Tecnologia (Lent).Participante do GT Linguagem e tecnologia da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará com especialização em Ensino de Língua Portuguesa e pós-Graduação em Didática e Metodologia pela Universidad de Valéncia-España. Áreas de interesse: Linguagem e Tecnologia, Letramento Digital, Educação Midiática, Multiletramentos, Leitura e produção nas mídias digitais, Curadoria Algorítmica, Inteligência Artificial, Ecossistema da (des)informação nas mídias digitais, Plataformização.

Edson Pinheiro, ComeçIA

Edson Pinheiro é cientista de dados, consultor e educador da empresa ComeçIA, com uma grande paixão por ensinar temas relacionados a dados e inteligência artificial (IA). Edson atua com modelagem numérica e análise de dados desde 2007, quando trabalhou na Agência Nacional do Petróleo (ANP), além de ter atuado como Cientista de Dados na Petrobras. Atualmente, trabalha com produtos e serviços voltados para IA e Estratégia de Dados, dedicando sua carreira a resolver alguns dos desafios da humanidade, com o apoio da IA. Também tem contribuído ativamente para a formação de uma nova geração de profissionais que utilizarão essas ferramentas para transformar o futuro do trabalho e da sociedade.

Citas

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KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2020.

Publicado

2025-12-13

Cómo citar

Pinheiro, P., Arruda, D., & Pinheiro, E. (2025). O uso do chatgpt como estratégia de avaliação na universidade: mobilizando os processos de conhecimento dos multiletramentos. Raído, 19(48), 239–256. https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20310