O uso do chatgpt como estratégia de avaliação na universidade: mobilizando os processos de conhecimento dos multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20310Palabras clave:
Multiletramentos, Avaliação acadêmica, ChatGPT, Produção textual, Processos de conhecimentoResumen
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir uma proposta de avaliação que integre os processos de conhecimento da Pedagogia dos Multiletramentos (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020) e a tecnologia de IA generativa dos chatbots às práticas acadêmicas de produção textual de alunos em um contexto de formação inicial de professores de língua portuguesa. A proposta de avaliação que elaboramos seleciona o ChatGPT como interlocutor discursivo e a textualização de uma estratégia conversacional, com base em uma pergunta inicial (prompt) e na solicitação de refinamento da resposta produzida pelo chatbot. Em seguida, usamos as respostas criadas pelo ChatGPT a partir do prompt inicial e do refinamento do prompt, e desenvolvemos uma instrução para que os alunos avaliassem conceitual e criticamente o texto. Como resultado de pesquisa, notamos que o uso do ChatGPT em avaliações acadêmicas pode ser uma estratégia eficiente para trabalhar os processos de conhecimento (experienciando, conceitualizando, analisando e aplicando), incentivando uma leitura crítica dos textos gerados por chatbots e uma proposta avaliativa inovadora que utiliza a IA generativa como agência de interlocução.
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