Using chatgpt as an assessment strategy in higher education: mobilizing multiliteracies knowledge processes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20310

Keywords:

Multiletramentos, Avaliação acadêmica, ChatGPT, Produção textual, Processos de conhecimento

Abstract

This article aims to present and discuss an assessment proposal that integrates the knowledge processes from the Pedagogy of Multiliteracies (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020) and the generative AI technology of chatbots with the academic practices of students' text production in a context of initial Portuguese language teacher training. The assessment proposal that we developed selects ChatGPT as the discursive interlocutor and the textualization of a conversational strategy, based on an initial question and a request for refinement of the response produced by the chatbot. We then used the responses generated by ChatGPT from the initial prompt and from the refinement of the prompt, and developed instructions for students to conceptually and critically evaluate the text. As a result of research, we noted that the use of ChatGPT in academic assessments can be an efficient strategy for working on the knowledge processes (experiencing, conceptualizing, analyzing, and applying), encouraging a critical reading of texts generated by chatbots and an innovative assessment proposal that uses generative AI as an agency of interlocution.

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Author Biographies

Petrilson Pinheiro, Unicamp

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado no Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada pela UFRJ, doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-doutorado pela University of Illinois, em Urbana-Champaign, Estados Unidos. É Professor Livre Docente e Diretor do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Atua no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Unicamp nas áreas de Linguagem, Educação e Sociedade. É coordenador do Grupo de Pesquisa do CNPQ Multiletramentos na escola por meio da hipermídia, que envolve alunos de graduação, mestrado e doutorado do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Vem desenvolvendo pesquisas em: ensino/aprendizagem de língua materna através do uso de tecnologias digitais da informação e da comunicação; interface entre letramentos escolares e não-escolares em ambientes hipermidiáticos; multiletramentos e formação de professores; produção textual, desinformação e ética na internet.

Débora Arruda, UECE

Doutora em Linguística Aplicada. Professora do Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA) e do curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Editora da Revista Linguagem em Foco. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Linguagem, Ensino e Tecnologia (Lent).Participante do GT Linguagem e tecnologia da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará com especialização em Ensino de Língua Portuguesa e pós-Graduação em Didática e Metodologia pela Universidad de Valéncia-España. Áreas de interesse: Linguagem e Tecnologia, Letramento Digital, Educação Midiática, Multiletramentos, Leitura e produção nas mídias digitais, Curadoria Algorítmica, Inteligência Artificial, Ecossistema da (des)informação nas mídias digitais, Plataformização.

Edson Pinheiro, ComeçIA

Edson Pinheiro é cientista de dados, consultor e educador da empresa ComeçIA, com uma grande paixão por ensinar temas relacionados a dados e inteligência artificial (IA). Edson atua com modelagem numérica e análise de dados desde 2007, quando trabalhou na Agência Nacional do Petróleo (ANP), além de ter atuado como Cientista de Dados na Petrobras. Atualmente, trabalha com produtos e serviços voltados para IA e Estratégia de Dados, dedicando sua carreira a resolver alguns dos desafios da humanidade, com o apoio da IA. Também tem contribuído ativamente para a formação de uma nova geração de profissionais que utilizarão essas ferramentas para transformar o futuro do trabalho e da sociedade.

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KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2020.

Published

2025-12-13

How to Cite

Pinheiro, P., Arruda, D., & Pinheiro, E. (2025). Using chatgpt as an assessment strategy in higher education: mobilizing multiliteracies knowledge processes. Raído, 19(48), 239–256. https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20310