Relação entre anotação e desempenho de leitura no ensino superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20263

Palabras clave:

argumentação, leitura, escrita

Resumen

Um dos objetivos da formação de profissionais de Letras é aperfeiçoar sua capacidade de ler e escrever com proficiência, para que desenvolvam estratégias adequadas para o ensino de leitura e produção textual. Consequentemente, uma habilidade crucial a ser desenvolvida no trabalho com textos argumentativos, nosso foco aqui, é a identificação da tese e dos argumentos. Com isso em mente, este trabalho pretende avaliar tal habilidade em licenciandos em Letras/Português, comparando seus desempenhos de leitura/escrita em duas modalidades: manuscrita e digital. Por meio de uma metodologia experimental (Paiva, 2019), nossa questão principal é verificar se realizar anotações desempenha um papel relevante no processo de leitura. Para tanto, a partir do experimento realizado, analisam-se 134 respostas dissertativas coletadas a partir de um instrumento de pesquisa em que os sujeitos, graduandos em Letras, realizavam a leitura de um artigo de opinião (em meio impresso ou digital) e, em sequência, redigiam o que entendiam ser a tese central do texto. A análise revelou uma dificuldade significativa dos sujeitos de identificar a tese relacionada a um argumento específico em ambas as modalidades. Também observamos que a prática de fazer anotações aumentou o desempenho desses estudantes. Portanto, os fatos nos levam a concluir que anotações podem contribuir efetivamente com o desempenho de leitura, sobretudo no contexto de ensino.

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Biografía del autor/a

Paula Ávila Nunes, UTFPR

Doutora em Linguística. Professora Associada do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação.

Roberlei Alves Bertucci, UTFPR

Doutor em Letras. Professor Associado do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação.

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Publicado

2025-12-13

Cómo citar

Nunes, P. Ávila, & Bertucci, R. A. (2025). Relação entre anotação e desempenho de leitura no ensino superior. Raído, 19(48), 214–238. https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20263