O gênero relatório de estágio como catalisador de uma escrita implicada: valorações sobre o ser e o fazer docente no campo do estágio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20246

Palabras clave:

Dialogismo, Dimensão axiológica, Escrita implicada, Relatório, Estágio

Resumen

Pretendemos, com este artigo, apresentar como a Teoria Dialógica do Discurso pode subsidiar a reflexão sobre uma escrita implicada, modalizada, crivada por avaliações que corroboram para a produção de sentidos concernentes ao métier da docência e, por sua vez, à construção da identidade profissional do estagiário no e pelo relatório de estágio. O dialogismo, como pressuposto da linguagem, deixa entrever a dimensão axiológica do todo arquitetônico, visto que a palavra ganha vida com a entonação. Interessa-nos, portanto, analisar as estratégias linguístico-discursivas investidas na escrita do relatório que expressam posicionamentos assumidos acerca do exercício da docência. O corpus, constituído por 20 relatórios produzidos na disciplina Estágio em Ensino de Leitura, ofertada no âmbito do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi delimitado a 2 produções que mais elucidavam as reflexões sobre o processo de atualização representacional disparado pela produção textual/discursiva, revelando as respostas (responsividade) ao repertório mobilizado concernente ao trabalho do professor. Acreditamos que a escrita do relatório pode colaborar para o aprimoramento de uma escrita implicada, valorada e, por conseguinte, pode trazer à baila elementos que nos ajudam a compreender modos de significar a docência, bem como a perceber dificuldades de expressão de sentimentos, de posicionamentos, a fim de uma maior satisfação de objetivos educacionais na formação inicial.

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Biografía del autor/a

Pollyanne Bicalho Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), graduação em Direito pelo Centro Universitário FUMEC (2000), mestrado em Educação pela Universidade São Marcos (2004), doutorado em Linguística Aplicada pela Puc Minas (2008) e pós-doutorado em Linguística Aplicada (USP). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área da Linguística Aplicada, com ênfase nos seguintes temas: gêneros discursivos, identidade do professor, memoriais, representações sociais; formação de professores; letramento, material didático.

Joaquim Junior da Silva Castro, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Linguística pela UFC, mestre em Educação pela UFJF, especialista em Língua Portuguesa pela UFMG e graduado em Letras - Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela UFJF. É membro dos grupos de pesquisa Linguagem, Ensino e Práticas Sociais (UFJF), Educação, Linguagem e Heterogeneidade (UFPE) e Estudos em Representações, Linguagem e Trabalho (UFC), além de integrar o Centro de Estudos em Educação e Linguagem - (CEEL/UFPE) e o Laboratório Brasileiro de Oralidade, Formação e Ensino - (LABOR). Tem como interesses de pesquisa Linguística Aplicada, Formação de Professores, Ensino de Língua Portuguesa e Oralidade.

Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Universidade Federal do Ceará

Mestre (2019) e Doutor (2024) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, Graduado em Letras: Língua Portuguesa e respectivas Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (2016), Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes (2017) e Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021). Docente efetivo do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará desde 2025 no setor de Teoria e Prática do Ensino de Língua Portuguesa. Atuou como professor do setor de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do curso de Letras da FECIL/UECE e como docente das redes públicas de Fortaleza e do Ceará. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nos estudos sobre ensino e formação de professores de línguas sob o enquadre teórico-metodológico do dialogismo bakhtiniano e da Linguística Aplicada Decolonial.

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Publicado

2025-12-13

Cómo citar

Ribeiro, P. B., Castro, J. J. da S., & Andrade, F. R. da S. (2025). O gênero relatório de estágio como catalisador de uma escrita implicada: valorações sobre o ser e o fazer docente no campo do estágio. Raído, 19(48), 13–31. https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20246