O envelhecimento feminino na poesia infantil de Cecília Meireles: uma análise de quatro poemas de ou isto ou aquilo
AN ANALYSIS OF FOUR POEMS OF OU ISTO OU AQUILO
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i47.19803Palabras clave:
Cecília Meireles, Ou isto ou Aquilo, Envelhecimento feminino, Literatura Infantil e Juvenil, Estudos de GêneroResumen
O presente trabalho investiga a representação da velhice e da solidão no livro Ou Isto ou Aquilo, de Cecília Meireles, cuja primeira publicação ocorreu em 1964. Pretendemos analisar como os quatro poemas selecionados constroem as figuras femininas e suas relações com o mundo, evidenciando resquícios de um Brasil escravista, a memória, a passagem do tempo, a solidão, o envelhecimento e as dinâmicas histórico-sociais nas quais o feminino se insere de diferentes formas no mundo. Fundamentado em aportes teóricos de Antonio Candido (1965), Angela Davis (2016), Ecléa Bosi (1994) Simone de Beauvoir (1990), o estudo problematiza a condição da velhice marcada pelas relações desiguais, pelo silenciamento e pelo abandono. Além disso, destaca-se o papel da literatura infantil como espaço de formação de sensibilidades e reflexões sobre temas existenciais, desafiando concepções reducionistas que restringem essa literatura à ludicidade.
Descargas
Citas
AZEVEDO FILHO, Leodegário A. de. Poesia e estilo de Cecília Meireles (a pastora de nuvens). Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1970.
BEAUVOIR, S. A Velhice. Trad. Maria Helena Franco Monteiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BORDINI, Maria da Glória. Poesia infantil. 2. ed. São Paulo: Ática, 1991.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
DAVIS, Angela, Mulheres, raça e classe. Trad. Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.
FERREIRA, Norma. Um estudo das edições de Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles. Revista Pro-Posições, vol. 20, núm. 2, 2009, p. 185-203. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000200012
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. Trad. Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2007.
MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. 6. ed. Ilust. Thais Linhares. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
PAULINO, Graça. Formação de leitores: a questão dos cânones literários. Revista Portuguesa de Educação, vol. 17, núm. 1, 2004, p. 47-62.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
