O envelhecimento feminino na poesia infantil de Cecília Meireles: uma análise de quatro poemas de ou isto ou aquilo

AN ANALYSIS OF FOUR POEMS OF OU ISTO OU AQUILO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v19i47.19803

Palabras clave:

Cecília Meireles, Ou isto ou Aquilo, Envelhecimento feminino, Literatura Infantil e Juvenil, Estudos de Gênero

Resumen

O presente trabalho investiga a representação da velhice e da solidão no livro Ou Isto ou Aquilo, de Cecília Meireles, cuja primeira publicação ocorreu em 1964. Pretendemos analisar como os quatro poemas selecionados constroem as figuras femininas e suas relações com o mundo, evidenciando resquícios de um Brasil escravista, a memória, a passagem do tempo, a solidão, o envelhecimento e as dinâmicas histórico-sociais nas quais o feminino se insere de diferentes formas no mundo. Fundamentado em aportes teóricos de Antonio Candido (1965), Angela Davis (2016), Ecléa Bosi (1994) Simone de Beauvoir (1990), o estudo problematiza a condição da velhice marcada pelas relações desiguais, pelo silenciamento e pelo abandono. Além disso, destaca-se o papel da literatura infantil como espaço de formação de sensibilidades e reflexões sobre temas existenciais, desafiando concepções reducionistas que restringem essa literatura à ludicidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Telma Borges da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Telma Borges é docente na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – CEALE; coordenadora do GPELL – Grupo de Pesquisa e Extensão do Letramento Literário; Vice-coordenadora do GEPLI – Grupo de Estudos e Pesquisa em Literatura Infantil, coordenadora do Comitê Gestor do Programa Ações Afirmativas e vice coordenadora do curso de Educação do Campo. Fez pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina investigando conexões entre literatura infantil e relações étnico-raciais. É sócia correspondente da Academia de Letras do Noroeste de Minas, com sede em Paracatu, e da Academia de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Teófilo Otoni – MG.

Fernanda Gonçalves Ramos, Universidade Federal de Minas Gerais

Fernanda Gonçalves Ramos é graduada pela Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como docente no projeto de ensino para jovens e adultos do Centro Pedagógico da UFMG, onde desenvolve projetos educacionais voltados para a alfabetização desse público. Integra o GPELL — Grupo de Pesquisa e Extensão em Letramento Literário — e participa do grupo de pesquisa sobre a polarização política de 1930 e a literatura brasileira, sob orientação do Doutor Sérgio Alcides Pereira do Amaral (FALE-UFMG), sendo responsável pela pesquisa sobre a escrita de Cecília Meireles.

Maria Eduarda Silva Martins, Universidade Federal de Minas Gerais

Maria Eduarda Martins é graduada na Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; atua como docente no projeto de extensão Cursinho Popular Equalizar, é docente de língua inglesa e integra o GPELL – Grupo de Pesquisa e Extensão do Letramento Literário.

Citas

AZEVEDO FILHO, Leodegário A. de. Poesia e estilo de Cecília Meireles (a pastora de nuvens). Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1970.

BEAUVOIR, S. A Velhice. Trad. Maria Helena Franco Monteiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BORDINI, Maria da Glória. Poesia infantil. 2. ed. São Paulo: Ática, 1991.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

DAVIS, Angela, Mulheres, raça e classe. Trad. Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.

FERREIRA, Norma. Um estudo das edições de Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles. Revista Pro-Posições, vol. 20, núm. 2, 2009, p. 185-203. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000200012

JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. Trad. Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2007.

MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. 6. ed. Ilust. Thais Linhares. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

PAULINO, Graça. Formação de leitores: a questão dos cânones literários. Revista Portuguesa de Educação, vol. 17, núm. 1, 2004, p. 47-62.

Publicado

2025-09-24

Cómo citar

Silva, T. B. da, Ramos, F. G., & Martins, M. E. S. (2025). O envelhecimento feminino na poesia infantil de Cecília Meireles: uma análise de quatro poemas de ou isto ou aquilo: AN ANALYSIS OF FOUR POEMS OF OU ISTO OU AQUILO. Raído, 19(47), 207–224. https://doi.org/10.30612/raido.v19i47.19803

Número

Sección

Literatura infantil e juvenil escrita por mulheres no contexto ibero-americano: gênero e cânone