FEMALE AGING IN CECÍLIA MEIRELES' CHILDREN'S POETRY
AN ANALYSIS OF FOUR POEMS OF OU ISTO OU AQUILO
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i47.19803Keywords:
Cecília Meireles, Ou Isto ou Aquilo, Female aging, Children's and young adult literature, Gender StudiesAbstract
This work investigates the representation of old age and loneliness in the book Ou Isto ou Aquilo, by Cecília Meireles, whose first publication occurred in 1964. We intend to analyze how the four selected poems construct female figures and their relationships with the world and its surroundings, highlighting remnants of a slave-owning Brazil, memory, the passage of time, loneliness, aging and the historical-social dynamics in which the feminine is inserted in different ways into the world. Based on theoretical contributions from Antonio Candido (1969), Angela Davis (2016), Ecléa Bosi (1994) Simone de Beauvoir (1990), the study problematizes the condition of old age marked by unequal relationships, silencing and abandonment. Furthermore, the role of children's literature stands out as a space for the formation of sensibilities and reflections on existential themes, challenging reductionist conceptions that restrict this literature to playfulness.
Downloads
References
AZEVEDO FILHO, Leodegário A. de. Poesia e estilo de Cecília Meireles (a pastora de nuvens). Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1970.
BEAUVOIR, S. A Velhice. Trad. Maria Helena Franco Monteiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BORDINI, Maria da Glória. Poesia infantil. 2. ed. São Paulo: Ática, 1991.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
DAVIS, Angela, Mulheres, raça e classe. Trad. Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.
FERREIRA, Norma. Um estudo das edições de Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles. Revista Pro-Posições, vol. 20, núm. 2, 2009, p. 185-203. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000200012
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. Trad. Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2007.
MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. 6. ed. Ilust. Thais Linhares. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
PAULINO, Graça. Formação de leitores: a questão dos cânones literários. Revista Portuguesa de Educação, vol. 17, núm. 1, 2004, p. 47-62.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
