Interacionismo Sociodiscursivo e teoria da atividade: proximidades e especificidades teórico-meotodológicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17158

Palabras clave:

Teoria da Atividade, Interacionismo Sociodiscursivo, Linguagem

Resumen

Este ensaio tem como propósito traçar um paralelo entre os pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1999) e da Teoria da Atividade (Leontiev, 1974/2014). Nesse sentido, apresentamos alguns dos principais pilares que sustentam cada uma dessas perspectivas, estabelecendo conceitos que se aproximam ou convergem para o mesmo prisma epistemológico, além de contribuições que consideramos pertinentes para o trabalho com gêneros textuais, tendo em vista a especificidade terminológica e conceitual desses construtos. Para tanto, abordaremos as definições de atividade, instrumento, linguagem e texto/discurso. O arcabouço de discussão segue, principalmente, as obras Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo (Bronckart, 1999); e Atividade, consciência e personalidade (Leontiev, 1974/2014). Parte das considerações conduzem ao fato de que a atividade, em ambas as perspectivas, é eleita como um dos instrumentos que levou o ser humano ao nível de desenvolvimento cognitivo e cultural tal qual se encontra. Nesse processo, a linguagem foi o instrumento semiótico que automatizou a comunicação na atividade, tornando a interatividade negociada, as significações teleológicas complexificadas em textos/discursos e o trabalho mais organizado. Para estudos sobre gêneros textuais, essas questões são relevantes porque sublinham fatores de mediação do ser humano com o mundo, a cultura e toda sua sócio-história.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Everton Gelinski Gomes de Souza, Universidade Estadual de Londrina/Doutorando em Estudos da Linguagem

Possui graduação em Letras Inglês e Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2011). É especialista em Educação Especial: atendimento às necessidades especiais pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (2012). Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2015). Atua como professor de língua inglesa no Colégio Guairacá e no Colégio Aliança. É professor colaborador do Departamento de Letras na Universidade Estadual do Centro-Oeste. É membro do grupo Gêneros Textuais e Práxis Docente, desenvolvendo estudos direcionados às didáticas das línguas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais, interacionismo sociodiscursivo e ensino de língua inglesa.

Citas

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: Educ, 1999.

BRONCKART, J. P. Entrevista com Jean-Paul Bronckart. Entrevista concedida à Anna Rachel Machado. Revista DELTA, v. 20, n. 2, p. 311-328, 2004.

BRONCKART, J. P. O Agir nos Discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

CRISTOVÃO, V. L. L; STUTZ, L. Sequências Didáticas: semelhanças e especificidades no contexto francófono como LI e no contexto brasileiro como LE. In: SZUNDY, P. T. C. et al. (orgs.). Linguística Aplicada e Sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Campinas: Pontes Editores, 2011, p. 17-40.

ENGELS, F. O papel do trabalho na transformação do macaco em homem. RevistaTrabalho Necessário, Rio de Janeiro, n. 4, p. 1-9, 1876/2006. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4603/4239. Acesso em 12 de maio de 2023.

LEONTIEV, A. N. Atividade, consciência e personalidade. Tradução de Marcelo José de Souza e Silva, 1974/2014. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/leontiev/1974/06/Atividade-Consciencia-Personalidade.pdf. Acesso em 20 de abril de 2023.

LEONTIEV, A. N. O Desenvolvimento do Psiquismo. Tradução de Rubens Eduardo Frias. 2. ed. São Paulo: Centauro, 1978/2004.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Traduzido por Pedrinho A. Guareschi. 11. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2015.

SOUZA, E. G. G. de; STUTZ, L. O (re)conhecimento da sócio-história nas capacidades de significação: conceitos necessários para operacionalização de linguagem e didatização de gêneros. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 58, n.3, p. 1113-1133, 2019.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1987/2008.

Publicado

2023-12-02

Cómo citar

Souza, E. G. G. de. (2023). Interacionismo Sociodiscursivo e teoria da atividade: proximidades e especificidades teórico-meotodológicas. Raído, 17(44), 148–165. https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17158

Número

Sección

Lenguaje y Educación: 21 años de Estudios del lenguaje