As diferentes configurações de sequência didática: do esquema original ao expandido no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17104

Palabras clave:

sequência didática, ensino de línguas, gêneros de texto

Resumen

Neste trabalho, apresentamos um panorama das diferentes configurações que a sequência didática ganhou no Brasil como procedimento para o ensino de línguas amplamente conhecido. Trazemos primeiramente o constructo que denominamos de original, mostrando algumas críticas feitas a ele e suas possíveis interpretações. Em seguida, abordamos variadas adaptações que buscaram ampliar o procedimento, adaptações essas que incluíram mais etapas, módulos e ou estratégias, sem, contudo, modificar suas bases teóricas, principalmente a centralidade do gênero textual. Buscamos, ainda, discorrer sobre os itinerários, elencando suas características a fim de confrontá-las com a sequência. Os resultados mostram que as variadas reconfigurações feitas buscaram aprimorar o procedimento, tornando-o mais pertinente para o ensino de línguas em diferentes realidades escolares.

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Biografía del autor/a

Tânia Guedes Magalhães, UFJF

Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora (MG), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, linha “Linguagem, Culturas e Saberes”. 

Vera Lúcia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina

Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina, Londrina (PR), atuando no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2023-12-02

Cómo citar

Magalhães, T. G., & Cristovão, V. L. L. (2023). As diferentes configurações de sequência didática: do esquema original ao expandido no Brasil. Raído, 17(44), 83–106. https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17104

Número

Sección

Lenguaje y Educación: 21 años de Estudios del lenguaje