O “resumo de comunicação” como objeto de ensino
Keywords:
Resumo de comunicação. Modelo didático de gênero. Interacionismo sociodiscursivo.Abstract
Este artigo se situa na linha do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1997 e 2008, entre outros) e se debruça sobre um gênero acadêmico com escassa trajetória de estudo: o “resumo de comunicação” para evento científico. O objetivo principal do trabalho é observar aspectos relevantes desse gênero, a fim de propor a sua introdução como objeto de ensino no âmbito universitário. Em primeiro lugar, se apresentam algumas características fundamentais do gênero, organizadas de acordo com a estrutura de um “modelo didático” preliminar (DE PIETRO e SCHNEUWLY, 2003). Em segundo lugar, o ensino desse gênero é justificado e problematizado a partir da observação de textos produzidos por alunos dos Cursos de Português da Universidade Nacional de Rosario (Argentina). Finalmente, são propostas algumas pistas de abordagem e estudo do gênero em questão, com o intuito de identificar os eixos centrais para um possível planejamento de “sequências didáticas” (SCHNEUWLY e DOLZ 2004).Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.