From socio-discursive interactionism to epistemological diversity: the contributions of the Language and Education Group to the constitution of three researchers
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17170Keywords:
Socio-discursive Interactionism, Language and Education Group, Theoretical-methodological perspectives, EpistemologiesAbstract
Based on an overview of Professor Vera Cristovão's publications over the last twenty-five years, which highlights the paths taken by the researcher, as well as the extensions and ramifications resulting from these paths, this article presents the personal narratives of three former PhD students supervised by Vera, currently professors at federal public universities. Such narratives focus on the connections and divergences of these researchers in relation to Sociodiscursive Interactionism and emphasize the relevance of this epistemological perspective for their constitution as researchers and as a starting point for the development of their research based on other theoretical-methodological approaches.
Downloads
References
BEATO-CANATO, A. P. M.; BACK, R.; CRISTOVÃO, V. L. L.; FRANCESCON, P. Voices from the Aboriginals: uma resposta do sul a favor de sulear a educação linguística. Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura. Medellín, Colombia, Vol. 27 Issue 3 (September-December, 2022), pp. 744-762, ISSN 0123-3432.
BRASIL. Parecer CNE/CES 492/2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Brasília: MEC, 2001. BRASIL. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf. Acesso em: 05 Maio 2023.
BRASIL. Parecer CNE/CP1/2002 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC, 2002. BRASIL. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=159261-rcp001-02&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 05 Maio 2023.
BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, textos e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. 2a. edição. São Paulo: EDUC, [1999] 2009.
BROOKFIELD, S. D. Becoming a critically reflective teacher. John Wiley & Sons, 2017.
BULEA, E. Linguagem e efeitos desenvolvimentais da interpretação da atividade. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
CANDAU, V. M. F. Formação Continuada de professores: tendências atuais. In: REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. (Orgs.) Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EdUFSCar, p. 139-152, 1996/2003.
CLOT, Y.. Clínica da Atividade e Repetição. Cliniques Méditerranéennes, v. 66, p.3-4. 2002. Disponível em: http://www.pqv.unifesp.br/ClinicadaAtividadeeRepeticaoYvesClot.pdf. Acesso em: 05 Maio 2023.
CLOT, Y.. Action et connaissance en Clinique de l’activité. Activités – Révue Éléctronique, Vol. 1, No. 1, 2004.
CLOT, Y. Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva. Pro-Posições, v. 17, n. 2 (50) -
maio/ago. 2006a, p.19-30.
CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Petrópolis: Vozes, 2006b.
CRISTOVÃO, V. L. L.. O Uso de L1 no Ensino de L2. Acta Scientiarum. Language and Culture (Impresso), São Paulo, v. VI, p. 299-306, 1997.
CRISTOVÃO, V. L. L.. Dos PCNs-LE à Sala de Aula: Uma Experiência de Transposição Didática. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, p. 39-51, 1999a.
CRISTOVÃO, V. L. L.. Descrições de gêneros, didática de línguas e formação de professores. Acta Scientiarum. Language and Culture (Impresso), v. XXVIII, p. 93-100, 1999b.
CRISTOVÃO, V. L. L.. Gêneros Textuais, Material Didático e Formação de Professores. Signum. Estudos de Linguagem, Londrina, v. 8, n.1, p. 173-191, 2005.
CRISTOVÃO, V. L. L. Gêneros e ensino de leitura em LE: os modelos didáticos de gêneros na construção e avaliação de material didático. Tese. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2001. 287p.
CRISTOVÃO, V. L. L.. Gêneros textuais e educação inicial do professor de língua inglesa. Linguagem em (Dis)curso (Impresso), v. 10, p. 705-734, 2010.
CRISTOVÃO, V. L. L.; BARBIM, I. . A relação entre teoria e prática em avaliação de material no desenvolvimento do professor. Signum. Estudos de Linguagem, UEL, v. 2, p. 120, 2003.
CRISTOVÃO, V. L. L.; BEATO-CANATO, A. P. M. ; PETRECHE, C. R. C. ; FERRARINI, M. ; ANJOS-SANTOS, L. M. . Uma proposta de planejamento de ensino de língua inglesa em torno de gêneros textuais. Letras (UFSM), v. 20, p. 191-215, 2010.
CRISTOVÃO, V. L. L.; CANATO, A. P. B. . O Desenvolvimento de Material Didático com Base no Interacionismo Sociodiscursivo: propostas, dificuldades, contribuições. Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online), v. 1, p. 1-18, 2008.
CRISTOVÃO, V. L. L.; GAMERO, R. . Brincar aprendendo ou aprender brincando? O inglês na infância. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 48, p. 229-245, 2009.
CRISTOVÃO, V. L. L.; MIQUELANTE, M. A. CLERET About Me: identifying myself in digital media and other areas of life. Curitiba: Editora Casa, 2023. Disponível em: https://editorialcasa.com.br/produto/about-me-identifiyng-myself-in-digital-media-and-other-areas-of-life/.
CRISTOVÃO, V. L. L.; DURÃO, A. B. A. B. ; NASCIMENTO, E. L. . O debate como gênero textual a ser fomentado nas aulas de línguas. Signum. Estudos de Linguagem, Universidade Estadual de Londrina, v. 5, p. 105-140, 2002.
CRISTOVÃO, V. L. L.; DURÃO, A. B. A. B. ; NASCIMENTO, E. L. . A linguagem sob um olhar sócio-histórico. Signum. Estudos de Linguagem, EDUEL, v. 6, p. 81-100, 2003.
CRISTOVÃO, V. L. L.; DURÃO, A. B. A. B. ; NASCIMENTO, E. L. ; SANTOS, S. A. M. . Cartas de Pedido de Conselho: da descrição de uma prática de linguagem a um objeto de ensino. Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso), Pelotas- RS, v. 9, n.1, p. 41-76, 2006.
CRISTOVÃO, V. L. L.; GIMENEZ, T. N. Derrubando paredes e construindo pontes: formação de professores de língua inglesa na atualidade. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 4, n.2, p. 85-95, 2004.
CRISTOVÃO, V. L. L.; SZUNDY, P. T. C. . Projetos de formação pré-serviço do professor de língua inglesa: seqüências didáticas como instrumento no ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 8, p. 115-137, 2008.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Les capacités orales de apprenants. In: DOLZ, J. (Org.). Pour un enseignement de l’oral: iniciation aux genres formels à l’école. Paris: EFS éditeur, 1998. p. 75-89.
EARL, L. M. Assessment as Learning: Using Classroom Assessment to Maximise Student Learning. Thousand Oaks, CA, Corwin Press, 2003.
FAÏTA, D. A noção de gênero discursivo. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas: Unicamp, 1997, p. 159-177.
FAÏTA, D. Gêneros de discurso, gêneros de atividade, análise da atividade do professor. O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, p. 55-80, 2004.
FAÏTA, D. et al. Entretiens en autoconfrontation croisée: une méthode en clinique de l’activité. Pistes vol. 2, nº 1. maio, 2000.
FISHER, A.. Critical thinking: an introduction. Cambridge University Press, 2011.
FOGAÇA, F. C.; HALU, R. C.. Comunidades de prática e construção identitária de formadores de professores em um programa de formação continuada. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 17, p. 427-454, 2017.
FOGAÇA, F C.; SILVA, K. A.; HALU, R. C.. Criticidade e educação linguística: experiências e práticas em contextos (super)diversos. Campinas: Pontes Editores, 2022.
FOUCAULT, M.. The Subject and Power. In: DREYFUS, H. L; RABINOW, P. Michel Foucault: Beyond Structuralism and Hermeneutics. Chicago: The University of Chicago Press, 1982, p. 208-226.
FOUCAULT, M.. Poder e Saber. In: MOTTA, M. B. (org.) Ditos e Escritos IV. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2006, 2ª Ed.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 47 ed. São Paulo: Paz e Terra, [1967] 2020.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, [1974] 1987.
FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rev. e trad. Antonio Faundez e Heitor Ferreira da Costa. 7a. ed. São Paulo: Paz e Terra, [1985] 2011.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e Ousadia – o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. notas de Ana Maria Araújo Freire. 28a. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, [1992] 2021.
FREIRE, P. Professora, sim; tia, não. 35 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, [1993] 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da Indignação. 6a. ed. São: Paz e Terra, [2000] 2021.
FULCHER, G. Assessment literacy for the language classroom. Language Assessment Quarterly, v. 9, n. 2, p. 113-132, 2012.
JOHNSON, K. E.; Golombek, P. R.. Mindful L2 teacher education: a sociocultural perspective on cultivating teachers’ professional development. Routledge, 2016.
LAVE, J; WENGER, E.. Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge university press, 1991.
LENHARO, R. I.; CRISTOVÃO, V. L. L. . Multiletramentos no ensino de língua inglesa em um contexto de vulnerabilidade social. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 21, p. 367-402, 2018.
MACHADO, A. R.; CRISTOVÃO, V. L. L. . A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)curso (Online), v. 6, p. 9, 2006.
MACHADO, A.R.; LOUSADA, E.; BARALDI, G.; ABREU-TARDELLI, L.S.; TOGNATO, M.I.R. Relações entre linguagem e trabalho educacional: novas perspectivas e métodos no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo. In: MACHADO, A.R. et al. (Org.). Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 15-30.
NORTON, B.. Identity and language learning: Extending the conversation (2nd ed.). Bristol, UK: Multilingual Matters, 2013.
NOUROUDINE, A. A linguagem: dispositivo revelador da complexidade do trabalho. In: SOUZA-E-SILVA, MC; FAÏTA, D. (Org.). Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Cortez, p. 17-30, 2002.
PENNYCOOK, A.. Critical moments in a TESOL praxicum. In: NORTON, B.; TOOHEY, K. (Ed.). Critical Pedagogies and Language Learning. Cambridge: CUP, p. 327-345, 2004.
PORTER, A.C.; YOUNGS, P.; ODDEN, A. Advances in teacher assessments and their uses. In: RICHARDSON, V. (Ed.). Handbook of research on teaching. 4th ed. Washington, DC: American Educational Research Association, 2001. p. 259-297.
QUEVEDO-CAMARGO, G. Exame internacional para professores de inglês: uma análise na perspectiva sócio-interacionista. 2007. 214 fls. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000124503. Acesso em: 05 Maio 2023.
QUEVEDO-CAMARGO, G. Avaliar formando e formar avaliando o (futuro) professor de língua inglesa: elementos para um construto. 2011. 364 fls. Tese (Doutorado em Estudos da LInguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000162790. Acesso em: 05 Maio 2023.
QUEVEDO-CAMARGO, G.; CRISTOVÃO, V.L.L. O panfleto de divulgação do exame TKT sob a perspectiva sociointeracionista. Revista Educação & Tecnologia, Curitiba, p. 112-132, 2010. Disponível em: http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/article/view/1105/712. Acesso em: 05 Maio 2023.
QUEVEDO-CAMARGO, G.; SCARAMUCCI, M. V. R. O conceito de letramento em avaliação de línguas: origem de relevância para o contexto brasileiro. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 22, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/lep.v22i1.54474. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/54474. Acesso em: 04 Maio 2023.
RIBEIRO, J. M. ; SAITO, R. S.; CRISTOVÃO, V. L. L.; NASCIMENTO, E. L. Levantamento de elementos ensináveis nos gêneros 'notícia impressa' em língua materna (LM) e 'notícia virtual' em língua estrangeira (LE). Signum. Estudos de Linguagem, Sertanópolis, v. 8, n.2, p. 109-125, 2005.
RIBEIRO, J. M.; CRISTOVÃO, V. L. L. . Reportagem em inglês e suas contribuições para o ensino. Signum. Estudos de Linguagem, v. 52, p. 159-176, 2007.
RICHARDS, J. C.; FARRELL, T. S. C.. Professional Development for Language Teachers: strategies for teacher learning. CUP, 2005.
SANTANA, P. A.; CRISTOVÃO, V. L. L. ; RADI, A. J. . O uso da língua inglesa como instrumento para a educação ambiental na formação profissional. Revista Interfaces, v. 7, p. 97-115, 2016.
SCARAMUCCI, M. V. R. Letramento em avaliação (em contexto de línguas): contribuições para a linguística aplicada, educação e sociedade. In: JORDÃO, Clarissa Menezes (Org.) A linguística aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. p. 141-165.
CHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Org.) Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
SOUZA-E-SILVA, M.C.P. O ensino como trabalho. In: MACHADO, A.R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: EDUEL, 2004. p. 81-104.
STIGGINS, R. Assessment literacy. Phi Delta Kappan, v. 72, p. 534-539, 1991.
STUTZ, L.; CACILHO, M. A. (2015). Material apostilado em análise: gêneros digitais no ensino de língua portuguesa. Linha D’Água, 28(1), 125-139. https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i1p125-139.
STUTZ, L.; CRISTOVÃO, V. L. L. Políticas educacionais nas prescrições para o Ensino Médio: dimensões para o ensino de leitura. Letras & Letras (UFU), v. 33, p. 35, 2017.
STUTZ, L.; CRISTOVÃO, V. L. L. . A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesa. Signum. Estudos de Linguagem, v. 14, p. 569-589, 2011.
STUTZ, L.; CRISTOVÃO, V. L. L. ; BIAZI, T. M. D. . Gênero Anúncio Publicitário Institucional: uma proposta de leitura para a formação inicial em língua inglesa. Entretextos (UEL), v. 9, p. 119-137, 2009.
TORRES, S. Reuniões Pedagógicas: espaço de encontro entre professores e coordenadores ou exigência burocrática?. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. de S. O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo: Loyola, 2010, 8ª ed.
TRIPP, D. Critical Incidents in Teaching: developing professional judgment. Routledge, 1993/2012.
VASCONCELLOS, C. dos S. Coordenação do trabalho pedagógico – do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2009.
VAN DIJK, T. A. Discurso e Poder. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
VYGOTSKY, L. S.. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
WENGER, E. Communities of Practice: Learning, Meaning, and Identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.