The presence of the essay in poetry and in current brazilian movie
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15927Keywords:
essay, movie, poetry, self-reflection, contemporaneityAbstract
The professor at ECA-USP, Arlindo Machado, coined "essay film" some Brazilian
cinematographic productions whose core is given through the stripping of its filmic language, which
is crossed by the fictional, documentary, public, private trait and can insert sometimes the figure of
the self (filmmaker) to the audiovisual product. In literature, such presence is not new, as there are
numerous works full of self-reflective gestures, such as the book of poems Tudo Pronto para o fim
do mundo (2019), written by Bruno Brum. The central intention of this article is to discuss the
presence of the essay to thematize and question the creative gesture, politics and culture in
contemporary Brazil from certain audiovisual and literary products. To do so, we will take as
objects of analysis the aforementioned book by Bruno Brum and also the film #EAGORAOQUE
(2020), directed by Jean-Claude Bernadet and Rubens Rewald.
Downloads
References
ADORNO, T. Notas de Literatura I. São Paulo: Editora 34, 2012.
BARTHES, R. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
BERNARDET, J. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 1996.
BRUM, B. Tudo pronto para o fim do mundo. São Paulo: Editora 34, 2019.
ALVES, G. Ao paciente, a voz. Quatro Cinco Um, São Paulo, 01 jan. 2022. Disponível em: https://www.quatrocincoum.com.br/br/resenhas/literatura-brasileira/ao-paciente--a-voz> Acesso em: 23 abr. 2022.
LOPES, S. Literatura, defesa do atrito. Belo Horizonte: Chão da Feira, 2012.
MACHADO, A. O filme-ensaio. Revista Concinnitas, v. 2, n. 5, p. 63-75, 2003.
XAVIER, I. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
XAVIER, I. O discurso cinematográfico. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
FILMOGRAFIA DO CORPUS
#EAGORAOQUE. Direção Jean-Claude Bernardet / Rubens Rewald. Drama. Elenco: Vladimir Safatle / Palomaris Mathias / Jean-Claude Bernardet. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.