O ensino de literaturas na Linguística Aplicada brasileira

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11695

Keywords:

Ensino de Literatura. Linguística Aplicada. Mapeamento.

Abstract

Este artigo tem por objetivo realizar o mapeamento das pesquisas recentes em torno do ensino de literatura no âmbito da pesquisa em Linguística Aplicada brasileira. Para tanto, nos propomos a analisar as programações do Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada e Dissertações e Teses de Programas de Pós-Graduação em Linguística Aplicada na última década (de 2009 a 2019). Procuramos, dessa forma, identificar temáticas e abordagens da pesquisa em ensino de literatura vigentes na área, bem com a possível afiliação desses trabalhos a uma visão INdisciplinar da Linguística Aplicada. Conclui-se que, sob diversas perspectivas e em diálogo transdisciplinar com as áreas de Educação e Estudos Literários, a área de Linguística Aplicada tem demonstrado cada vez mais interesse pela abordagem do ensino de literatura a partir de enquadramentos diversos.

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Author Biographies

Marcel Alvaro de Amorim, Instituto Federal do Rio de Janeiro / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Programa de Mestrado Profissional de Educação Profissional e tecnológica do Instituto Federal do Rio de Janeiro - ProfEPT/IFRJ - e do Programa Indisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PIPGLA-UFRJ.

Mariana Roque Lins da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Published

2020-12-10

How to Cite

Amorim, M. A. de, & Lins da Silva, M. R. (2020). O ensino de literaturas na Linguística Aplicada brasileira. Raído, 14(36), 163–189. https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11695

Issue

Section

30 anos da ALAB: desafios, rupturas e possibilidades de pesquisa em Linguística Aplicada