De esporte das elites ao esporte das massas: a trajetória do futebol no Brasil
Palabras clave:
Futebol. Identidade. Urbanização.Resumen
Nos momentos iniciais do futebol em clubes oficiais no Brasil, apenas as camadas sociais mais abastadas o praticavam. Gradativamente, todavia, a lógica inicial de sua implantação foi se modificando, de modo que rapidamente o futebol passou a ser praticado por diferentes classes sociais e étnicas. Este processo não foi linear, ao contrário foi caracterizado por muitas tensões que valem ser debatidas. O artigo aborda as circunstâncias em que tal lógica foi construída.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-09-06
Cómo citar
Silva, E. (2012). De esporte das elites ao esporte das massas: a trajetória do futebol no Brasil. Fronteiras, 14(25), 99–110. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/2286
Número
Sección
ARTÍCULOS
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).