Colonizar, urbanizar e agora preservar: colonização e políticas ambientais a partir do estudo de memórias de moradores de Campo Mourão – PR (1960- 2013)
Palavras-chave:
História ambiental. Colonização. Lei orgânica. Memória e identidade.Resumo
O artigo estruturado em forma de relato de pesquisa apresenta resultados do estudo a respeito de questões ambientais presentes no processo de transformação da região do município de Campo Mourão - PR da década de 1960 até os dias atuais, em 2015, tendo por base um trabalho com memórias e identidades. Busca-se problematizar as transformações do campo legal e as ressignificações dos moradores sobre o processo de colonização e de urbanização da cidade e os respectivos usos da natureza presentes nesses processos, relações essas permeadas tanto pelos discursos do progresso agrário regional quanto pelas recentes cobranças de sustentabilidade ambiental. O debate estrutura-se na apresentação das duas metodologias utilizadas: a primeira mapeia leis e políticas ambientais de alcance local com o estudo do Código de Conduta do Município de Campo Mourão, produzido nos anos 1960, e o da atual Lei Orgânica Municipal de Campo Mourão. A segunda metodologia pauta-se no estudo dialógico das memórias de moradores que vivem no município desde 1960. Como resultados, destaca-se o significado da relação entre as políticas de colonização e as suas ressignificações nas narrativas, e a problematização de conceitos como os de pioneiro, comunidade, progresso e preservação ambiental, constantes nas narrativas orais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-16
Como Citar
Pagliarini Junior, J., & Vedovatto, F. (2013). Colonizar, urbanizar e agora preservar: colonização e políticas ambientais a partir do estudo de memórias de moradores de Campo Mourão – PR (1960- 2013). Fronteiras, 15(27), 89–103. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/4524
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).