A difusão das atividades esportivas como um dos instrumentos para a modernização das cidades
Palavras-chave:
Esporte. Cidade. Educação Física.Resumo
O final do século XIX no Brasil foi marcado por algumas mudanças que influenciaram diretamente o cotidiano do país. Uma delas, e que merece destaque, está relacionada ao crescimento de alguns dos centros urbanos, especialmente nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo (mas não apenas nelas). Dentre as novidades daquele período, destacavam-se as práticas esportivas, cujo objetivo remontava à perspectiva de acompanhamento do ritmo de “vida moderna” que se anunciava no limiar do século XX. O futebol, em especial, foi rapidamente absorvido pelas diferentes comunidades circunscritas ao período. Pretende-se, neste texto, analisar esta questão. A ideia central diz respeito ao fato de que o fenômeno da urbanização esteve relacionado à difusão e concepção das práticas esportivas no país.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-12-30
Como Citar
Silva, E. J. da. (2010). A difusão das atividades esportivas como um dos instrumentos para a modernização das cidades. Fronteiras, 12(22), 89–99. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/1183
Edição
Seção
DOSSIÊ 04: HISTÓRIA DOS ESPORTES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).