Distratores Monetários na Provinha Brasil de Matemática aplicada em Pelotas-RS

Autores

  • Vanir Blank da Silva Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL)
  • Vinicius Carvalho Beck Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL)

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v1i4.8811

Palavras-chave:

Provinha Brasil, Grandezas Monetárias, Distratores.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar situações monetárias, presentes em avaliações de larga escala, que geram dificuldades em estudantes do Ciclo de Alfabetização. A questão de pesquisa que orientou o trabalho, e que respondemos ao final deste artigo é a seguinte: quais tipos de situações envolvendo grandezas monetárias apresentam, probabilisticamente, maior nível de distração do pensamento da criança? A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questões selecionadas da Provinha Brasil de Matemática dos anos de 2015 e 2016, para 88 estudantes do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental da rede pública em uma escola da cidade de Pelotas-RS. Os resultados da pesquisa indicam que problemas da Provinha Brasil que envolvem relações aritméticas entre cédulas e moedas apresentam um grande número de distratores (alternativas incorretas, porém plausíveis), ao contrário dos problemas de identificação de cédulas e moedas, que praticamente não apresentam distratores.

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Biografia do Autor

Vanir Blank da Silva, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (2003), Especialização em Gestão Educacional com Habilitação em Orientação Escolar pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (2011). Atualmente trabalha como orientadora educacional em escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de Pelotas. Dispõe de experiência na área de Educação.

Vinicius Carvalho Beck, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL)

Formação Acadêmica: Técnico em Eletrônica (IFSUL, 2004-2006), Licenciatura em Matemática (UFPEL, 2006-2010), Mestrado em Meteorologia (UFPEL, 2011-2013) e Mestrado em Educação (FURG, 2014-2015). Atualmente é professor de Matemática do Instituto Federal Sul-rio-grandense (Câmpus CaVG), professor formador no Curso de Licenciatura em Matemática à Distância da UAB/UFPEL e Doutor em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande. Atuou de 2011 à 2012 como professor auxiliar temporário no Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Pelotas. Atuou em 2013 como professor pesquisador no Curso de Licenciatura em Educação do Campo à Distância da UAB/UFPEL. Atuou de 2013 à 2015 como professor tutor no Curso de Licenciatura em Matemática à Distância da UAB/UFPEL. Atuou em 2015 como matemático na Universidade Federal do Rio Grande (Câmpus Santo Antônio da Patrulha). Entre 2011 e 2013 realizou pesquisas sobre métodos variacionais de assimilação de dados meteorológicos para previsão numérica do tempo no Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da UFPEL. Entre 2014 e 2018 realizou pesquisas sobre alfabetização matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da FURG. Participa do grupo de pesquisa GEEMAI - Grupo de Estudos sobre Educação Matemática nos Anos Iniciais, pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente seu principal foco de pesquisa é aprendizagem e pensamento algébrico.

Distratores Monetários na Provinha Brasil de Matemática aplicada em Pelotas-RS

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

da Silva, V. B., & Beck, V. C. (2018). Distratores Monetários na Provinha Brasil de Matemática aplicada em Pelotas-RS. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(4), 108–127. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i4.8811

Edição

Seção

Dossiê temático: Pesquisas em Educação Financeira e Educação Matemática