Estudo de pesquisas sobre educação financeira com a utilização de tecnologias

Celina Aparecida Almeida Pereira Abar, Anísio Costa Castelo Branco, José Ronaldo Alves Araújo

Resumo


Este trabalho apresenta o mapeamento de trinta dissertações e teses que tratam do tema Educação Financeira no contexto do Ensino e da Educação Matemática no período entre 2014 e 2016 com o objetivo de identificar se, e como, a tecnologia foi considerada nestes trabalhos.  Inicialmente, aborda-se a definição de mapeamento, seus objetivos e os caminhos percorridos para a sua realização. O objetivo é analisar as contribuições das tecnologias nas produções acadêmicas stricto sensu acerca da Educação Financeira, no contexto da Educação Matemática, por meio de uma metassíntese, na perspectiva de identificar como esse tema está sendo discutido nas pesquisas e o papel da tecnologia nestes estudos. Apenas três trabalhos foram identificados e que indicam soluções diversas e apontamentos das dificuldades e da necessidade do uso de tecnologias para melhoria do ensino da Educação Financeira.


Palavras-chave


Educação financeira, Educação Matemática, Mapeamento e Metassíntese, Tecnologias da Informação e da Comunicação

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DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v1i4.8807

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