O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetização
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Alcântara, C. S. (2016). A história das Histórias em Quadrinho e a Educação: uma relação conflituosa, In: A. C. C. Pereira, & C. S. Alcântara (Orgs.), História em Quadrinhos: Interdisciplinaridade e
Educação (pp. 31-56). São Paulo: Reflexão.
Brasil. (1997). Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª. a 4ª. série): Matemática. Brasília, DF: MEC.
Brasil. (2011). Câmara dos Deputados. Cartilha de educação financeira para pais. Brasília, DF. Edições Câmara.
Brasil. (2017). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF.
Cardozo, D. A. (2016). O ensino e aprendizagem de Matemática utilizando História em Quadrinhos (Trabalho de conclusão de curso). Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE, Brasil.
Carvalho, D. J. (2006). A Educação está no Gibi. Campinas: Papirus.
Cavalcante, L. A. O., & Cedro, W. L. (2016). Uma análise lógico-histórica da relação entre Histórias em Quadrinhos e a Educação, In: A. C. C. Pereira, & C. S. Alcântara (Orgs.), História em Quadrinhos: Interdisciplinaridade e Educação. (pp. 57-82). São Paulo: Reflexão.
Cordeiro, N. J. N., Costa, M. G. V., & Silva, M. N. da. (2018). Educação Financeira no Brasil: uma perspectiva panorâmica. Ensino da Matemática em Debate. v. 5, n. 1, pp. 69-84.
Freyre, G. (1981). Pessoas, coisas & animais (2a ed.). Ensaios, conferências e artigos reunidos e apresentados por Edson N. da F. (Org.). Porto Alegre, RS; Rio de Janeiro: Globo.
Gallery, N., Gallery, G., Brown, K., & Palm, C. (2011). Financial literacy and pension investment decisions. Financial Accountability & Management. EUA, v. 27, n. 3, pp. 286-307.
Lopes, C. E., & D’Ambrósio, B. S. (2017). A Insubordinação Criativa Para o Letramento Matemático na Infância, In: M. G. B. Maia, &, G. F. Brião (Orgs.), Alfabetização Matemática – Perspectivas Atuais. (pp. 83-93). Curitiba: CRV.
Maia, M. G. B., & Maranhão, C. (2017). A Alfabetização Matemática na sala de aula: uma ideia a partir da ampliação do Ensino Fundamental, In: M. G. B. Maia, & G. F. Brião (Orgs.), Alfabetização Matemática – Perspectivas Atuais. (pp. 17-30). Curitiba: CRV.
Meu Bolso Feliz (2018a). Turma da Mônica: Troco. Recuperado em 15 de junho, 2018, de http://meubolsofeliz.com.br/turma-da-monica-troco/
Meu Bolso Feliz (2018b). Turma da Mônica: Troco. Recuperado em 15 de junho, 2018, de http://meubolsofeliz.com.br/turma-da-monica-semanada-3/
Meu Bolso Feliz (2018c). Turma da Mônica: Troco. Recuperado em 15 de junho, 2018, de http://meubolsofeliz.com.br/turma-da-monica-buscar-o-menor-preco/
Miskulin, R. G. S., Amorim, J. de A., & Silva, M. da R. C. (2006, abril). Histórias em Quadrinhos na Aprendizagem de Matemática. Anais do IX Encontro Gaúcho de Educação Matemática, Caxias do Sul, RS, Brasil. Recuperado em 02 junho, 2016, de http://miltonborba.org/CD/Interdisciplinaridade/Encontro_Gaucho_Ed_Matem/cientificos/CC45.pdf
Negri, A. L. L. (2010). Educação para o Ensino Médio da Rede Pública: uma proposta inovadora. (Dissertação de mestrado). Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Americana, SP, Brasil.
Organization for Economic Co-operation and Development – OECD. (2005). Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Recuperado em 07 junho, 2016, de http://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf
Organization for Economic Co-operation and Development/International Network on Financial Education - OECD/INFE. (2011). Guidelines on Financial Education at School and Guidance on Learning Framework. Recuperado em dezembro, 2011, de www.oecd.org/finance/financialeducation/ 48493142.pdf .
Pereira, A. C. C. (2014). A utilização de quadrinhos no ensino da matemática. In: A. C. C. Pereira (Org.). Educação Matemática no Ceará: os caminhos trilhados e as perspectivas (pp. 28-39). Fortaleza: Premius.
Pereira, C. C. S. (2016). As diversas facetas dos quadrinhos no ensino da Matemática, In: A. C. C. Pereira, & C. S. Alcântara (Orgs.), História em Quadrinhos: Interdisciplinaridade e Educação. (pp. 103-133). São Paulo: Reflexão.
Santos, R. E. (2003, setembro). A História em Quadrinhos na sala de aula. XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Belo Horizonte, MG, Brasil. Recuperado em 21 de maio, 2016, de http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2003/www/2003_NP11_santos_roberto_pdf
Silva, A. M. da, & Bairral, M. A. (2015) Educação Financeira Escolar. [Editorial]. Boletim GEPEM, UFRRJ. Rio de Janeiro. n. 66, jan/jun, pp. 1-2.
Silva, A. M. da, & Powell, A. B. (2013, julho). Um Programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. Anais do XI ENEM – XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, PR, Brasil.
Silva, A. M. da, & Powell, A. B. (2015). Educação Financeira na Escola: A perspectiva da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Boletim GEPEM, UFRRJ. Rio de Janeiro. n. 66, jan/jun, pp. 3-19.
Vergueiro, W. (2012). Uso das HQs no ensino. In: Â. Rama, & W. Vergueiro (Orgs.), Como usar as histórias em Quadrinhos na sala de aula (4ª. ed. 1ª. reimpressão, pp. 7-29). São Paulo: Contexto.
DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8668
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
ISSN: 2595-0967
Indexadores
Divulgador
Programa Anti-plágio utilizado