Conhecimento especializado do professor que ensina matemática: uma análise do livro didático no âmbito das frações

Autores

  • Beatriz Fernanda Litoldo Universidade Estadual da Campinas
  • Marieli Vanessa Rediske de Almeida Universidade Estadual de Campinas http://orcid.org/0000-0002-7491-8936
  • Miguel Ribeiro Universidade Estadual da Campinas

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v1i3.7370

Resumo

Considerando o grande desafio que as frações representam para os alunos, discutem-se, neste artigo, algumas tarefas de um livro didático utilizado na Educação de Jovens e Adultos e a importância do conhecimento especializado do professor. Parte-se do pressuposto de que o livro didático se caracteriza como um dos principais recursos de orientação dos professores em sua prática pedagógica e, portanto, torna-se essencial uma discussão acerca do conteúdo desse recurso. Tendo em vista o conhecimento do professor, utiliza-se a conceitualização do Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge. Constata-se que cabe ao professor reconhecer as potencialidades/limitações das tarefas propostas no livro didático ― o que requer dele um conhecimento especializado sobre todos os temas matemáticos envolvidos nos exercícios propostos ― e atribuir significado a tais tarefas, de modo a possibilitar o desenvolvimento, de forma matematicamente adequada, do conhecimento dos alunos.

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Publicado

2018-06-27

Como Citar

Litoldo, B. F., Almeida, M. V. R. de, & Ribeiro, M. (2018). Conhecimento especializado do professor que ensina matemática: uma análise do livro didático no âmbito das frações. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(3), 3–23. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i3.7370

Edição

Seção

Artigos