Níveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v1i1.7367

Resumo

O presente trabalho aborda a implementação de uma tarefa de multiplicação com alunos de terceiro ano do ensino fundamental. Durante a tarefa foi analisado o raciocínio dos alunos, considerando uma maior ou menor evidência na multiplicação. Usamos como referencial teórico os estudos de Vergnaud para melhor entender diferentes raciocínios associados à operação de multiplicação e fazemos uma análise qualitativa do nível de raciocínio dos alunos, percebidos através da escrita ou da explicação oral sobre a resolução a tarefa. Os resultados mostraram que grande parte dos alunos passaram para um raciocínio de transição do pensamento aditivo para o multiplicativo, mas poucos apresentaram pensamento multiplicativo de fato.

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Biografia do Autor

Alessandra Rodrigues de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Faculdade de Educação

Miguel Ribeiro, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação

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Publicado

2018-03-23

Como Citar

de Oliveira, M. P., de Almeida, A. R., & Ribeiro, M. (2018). Níveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(1), 89–101. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i1.7367

Edição

Seção

Experiências pedagógicas