Uma investigação com diálogos-com-mídias em projetos de modelagem

Autores

  • Neil da Rocha Canedo Junior
  • Marco Aurélio Kistemann Junior

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v1i1.7366

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação de natureza qualitativa, desenvolvida a partir de resultados de pesquisas acadêmicas realizadas pelo primeiro autor. Neste artigo, focalizamos inquérito inferido a partir de diálogos estabelecidos por um grupo de alunos e um professor no sexto ano do ensino fundamental durante o desenvolvimento de um projeto de modelagem. A análise qualitativa aqui apresentada considera três episódios analíticos no qual internet e ações de mídia foram examinadas em relação os processos comunicativos entre os alunos e o professor. O referencial teórico fundamentou-se nos processos comunicativos, reunindo duas perspectivas teóricas e promovendo o encontro entre a noção de diálogo, apresentada no âmbito das preocupações da Educação Matemática Crítica. A visão do conhecimento assumido na construção humanos-com-mídia foi considerada durante todas as etapas da pesquisa. Como resultado principal da investigação, destacamos que o estabelecimento de diálogos em cenários para investigação pode auxiliar na aprendizagem matemática, com a presença de mídias diversas e com a mediação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-23

Como Citar

Canedo Junior, N. da R., & Kistemann Junior, M. A. (2018). Uma investigação com diálogos-com-mídias em projetos de modelagem. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(1), 18–36. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i1.7366

Edição

Seção

Artigos