Uma investigação com diálogos-com-mídias em projetos de modelagem
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v1i1.7366Resumo
Este artigo apresenta uma investigação de natureza qualitativa, desenvolvida a partir de resultados de pesquisas acadêmicas realizadas pelo primeiro autor. Neste artigo, focalizamos inquérito inferido a partir de diálogos estabelecidos por um grupo de alunos e um professor no sexto ano do ensino fundamental durante o desenvolvimento de um projeto de modelagem. A análise qualitativa aqui apresentada considera três episódios analíticos no qual internet e ações de mídia foram examinadas em relação os processos comunicativos entre os alunos e o professor. O referencial teórico fundamentou-se nos processos comunicativos, reunindo duas perspectivas teóricas e promovendo o encontro entre a noção de diálogo, apresentada no âmbito das preocupações da Educação Matemática Crítica. A visão do conhecimento assumido na construção humanos-com-mídia foi considerada durante todas as etapas da pesquisa. Como resultado principal da investigação, destacamos que o estabelecimento de diálogos em cenários para investigação pode auxiliar na aprendizagem matemática, com a presença de mídias diversas e com a mediação docente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-03-23
Como Citar
Canedo Junior, N. da R., & Kistemann Junior, M. A. (2018). Uma investigação com diálogos-com-mídias em projetos de modelagem. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(1), 18–36. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i1.7366
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
(c) Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.