O pensamento algébrico e a generalização de padrões: uma experiência com alunos do 8ºano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v1i2.7343Resumo
Este artigo apresenta um estudo com alunos do 8º ano do ensino fundamental, realizado em uma escola municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES. O estudo objetivou investigar a compreensão dos alunos na realização de atividades envolvendo Generalização de Padrões, o que se deu por meio de duas atividades investigativas. A primeira teve o propósito de diagnosticar as dificuldades dos alunos, para, a partir de sua correção, apresentar formas de resolução dessas atividades. A segunda atividade teve o propósito de analisar os resultados. Os resultados apontaram que a atividade envolvendo a Generalização de Padrões possibilitou aos alunos ter contato com um aspecto da álgebra que é essencial para o seu desenvolvimento cognitivo, que até então não tinham conhecimento. Por meio das atividades utilizadas, os sujeitos puderam desenvolver as habilidades de observação, generalização e abstração.
Palavras-chave: Generalização de Padrões. Pensamento Algébrico. Processo Ensino-Aprendizagem.
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