Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil: um estudo da percepção de professores alfabetizadores
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v3i1.11038Palavras-chave:
Literatura infantil. Noções matemáticas. Alfabetização Matemática.Resumo
É notável na atualidade a dificuldade dos estudantes da Educação Básica em compreender os conceitos da Matemática, pois muitas vezes não construíram noções matemáticas fundamentais ao Ciclo de Alfabetização. Sabe-se, também, da importância da utilização de estratégias de ensino diversificadas para que o aluno construa nessa etapa os conceitos matemáticos que são tidos como base para o seu sucesso nos demais níveis de ensino. Entendemos que uma alternativa que se encaminha a esse encontro é a Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil. Nos últimos anos o Ministério da Educação enviou para as escolas acervos de obras literárias que trazem ideias que podem ser exploradas em diversas áreas do conhecimento, inclusive da Matemática. Desse modo, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, com aspectos quantitativos, com professores alfabetizadores, com o objetivo de verificar se eles consideram possível a utilização de algumas histórias infantis que compõem tais acervos para introduzir ou construir conceitos matemáticos.
Downloads
Referências
Arnoud, Denise Soares. (2016). A Matemática presente em livros de leitura: possibilidades para a educação infantil. Disponível em https://lume.ufrgs.br/handle/10183/148194. Acesso em: 13 de out. de 2018.
Brasil. Ministério da Educação. (2012). Manual do PNAIC. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/pacto_livreto.pdf. Acesso em: 25 de out. de 2018.
Brasil. Secretaria de Educação Básica. (2014). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: apresentação. Brasília: MEC, SEB.
Dias, Rosimeri da Silva. (2019). Formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes. 2019. 75f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal do Rio Grande.
Dorneles, Beatriz Vargas; Lima, Elielson Magalhães e Nogues, Camila Peres. (2017). Aprendizagem da Matemática nos anos iniciais: conceitos e desafios. In: Piccoli, L., Corso, L., Andrade, S., Sperrhake, R. (Orgs.). PNAIC UFRGS: práticas de alfabetização, aprendizagem da matemática e políticas públicas. São Leopoldo: Editora Oikos. 139 - 158.
Fernandes, Michelli de Souza Novikoff de Oliveira. (2015). Literatura Infantil nas aulas de Matemática: uma estratégia facilitadora para o processo de aprendizagem. 2015. 38f. Monografia (Pedagogia) - FUNVIC-SP. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.funvicpinda.org.br:8080/jspui/handle/123456789/309. Acesso em 13 de out. de 2018.
Gil, Antonio Carlos. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas.
Jelinek, Karin Ritter. (2015). Jogos nas aulas de Matemática: brincadeira ou aprendizagem? Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas.
Lopes, Celi Aparecida Espasandin. (2009). Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica.
Maia, Madeline Gurgel Barreto; MARANHÃO, Cristina. (2017). A alfabetização matemática na sala de aula: uma ideia a partir da ampliação do ensino fundamental (de 9 anos). In: MAIA, Madeline Gurgel Barreto Maia; BRIÃO, Gabriela Félix Org(s). Alfabetização matemática: tendências atuais. Curitiba: CRV.
Meirieu, Philippe. (1998). Aprender... sim, mas como? Porto Alegre: Artmed.
Moreira, Marco Antônio. (2011). Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Editora da Física.
Murbach, Marcia Costa Graichen. (2017). Histórias infantis e Alfabetização Matemática. 2017. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. Disponível em: http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/49568/R%20-%20D%20%20MARCIA%20COSTA%20GRAICHEN%20MURBACH%20.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 18 de fev. de 2018.
Nacarato, Adair Mendes; Mengali, Brenda Leme da Silva; Passos, Cármen Lúcia Brancaglion. (2014). A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: Tecendo fios do ensinar e do aprender. 2ª edição. Belo Horizonte: Editora Autêntica.
Piccoli, Luciana; Corso, Luciana Vellinho; Andrade, Sandra dos Santos; Sperrhake, Renata. (2017). Apresentação. In: Piccoli, L., Corso, L., Andrade, S., Sperrhake, R. (Orgs.). PNAIC UFRGS: práticas de alfabetização, aprendizagem da matemática e políticas públicas. São Leopoldo: Editora Oikos. 13 - 18.
Rysdyk, Marcia Regina de Azeredo. A Matemática do Era uma vez. (2010). Monografia (Pedagogia) - UFRGS. 2010. 66f. Disponível em: http://www.lume. ufrgs.br/bitstream/handle/10183/36717/000818224. pdf?sequence=1. Acesso em 18 de fev. de 2018.
Smole, Kátia Cristina Stocco. (Org.). (1998). Era uma vez na Matemática: uma conexão coma literatura infantil. São Paulo: IME/USP.
Vygotsky, Lev S. (1984). A formação social da mente. São Paulo: Editora Martins Fontes.
Zacarias, Eloísa; Moro, Maria L. F. (2005). A matemática das crianças pequenas e a literatura infantil. Educar, Curitiba, n.25, 275 - 299.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.