Da Aldeia à WEB: TIC em uma escola indígena de Miranda-MS

Ednei Nunes de Oliveira

Resumo


A exclusão dos povos indígenas tem ocorrido na mesma proporção em que ocorre a exclusão de grupos urbanos desfavorecidos economicamente. Diante disso, neste trabalho, refletimos sobre a utilização de meios e recursos digitais das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo, de Miranda, MS. A metodologia de estudo foi a observação participante e a investigação foi feita por meio de intervenções na execução de projeto de formação iniciada em Informática de professores indígenas. Colaboraram na pesquisa, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do Curso de Licenciatura em Computação, da Faculdade de Educação a Distância, da Universidade Federal da Grande Dourados (EaD/UFGD). Como resultado da pesquisa, ações pedagógicas puderam ser repensadas e reestruturadas, a postura de aprendiz crítico-reflexivo e participativo passou a ser adotada pelos pesquisadores e grupo pesquisado.

Palavras-chave


Informática na Educação. Formação de Professores. Indígenas.

Texto completo:

PDF

Referências


CARNEIRO, Raiane. MS 40 anos: Índios lutam para manter tradições vivas em meio a fazendas. Cotidiano. Midiamax. 14/10/2017. Disponível em: https://www.midiamax.com.br/ms-40-anos-indios-lutam-para-manter-tradicoes-vivasem-meio-a-fazendas/ Acessado em 09 Nov 2017

ESCOLAS. E. E. Indígena Cacique Timoteo. Disponível em: http://www.escol.as/257144-ee-indigena-cacique-timoteo Acessado em 09 nov 2017

MATTAR, João. Web 2.0 e redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013.

MATTAR, João. Web 2.0 e redes sociais na educação a distância: Cases no Brasil. Laeduc@cion, Revista digital, nº 145, maio 2011. Disponível em:

http://www.educoas.org/portal/La_Educacion_Digital/laeducacion_145/studies/EyEP_mattar_ES.pdf. Acesso em: 15 abr. 2016.

PINTO, A. A. A “inclusão digital indígena” na Sociedade da Informação. In. Revista Iberoamericana de Ciência da Informação (RICI), v.1 n.1, p.37-51, jun./dez. 2008. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/806/2350. Acessado em: 12 Mar 2016.

TRIVIÑOS, A. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.




DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i7.7795

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.