A mediação do tutor no ensino e na aprendizagem de uma língua estrangeira a distância

Carina Mendes Barboza

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre o papel do tutor em cursos de língua estrangeira na modalidade de Educação a distância, a partir de pressupostos teóricos. Descreve as características de um tutor em curso de Língua Estrangeira; a formação do tutor e o uso das novas tecnologias; e as funções do tutor no processo pedagógico de um curso de ensino de línguas. A pesquisa é uma compilação e ordenação sintética de reflexões baseadas em bibliografia sobre o tema. Através do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que compreender como se dá o processo de ensino e aprendizagem na modalidade a distância contribui para formar o perfil do tutor, onde é possível ver que ele tem papel fundamental na aprendizagem de uma língua estrangeira.

Palavras-chave


Sistemas de tutoria. Língua estrangeira. Educação a distância.

Texto completo:

PDF

Referências


AMENDOLARA, M. M. Estudo da gramática da língua espanhola utilizando a educação a distância (EAD). Separata de: Revista Letra Magna, Ano 04 n.08 - 1º Semestre de 2008. Disponível em: http://www.letramagna.com/estudoespanho_ead.pdf. Acesso em: 30 de

out. 2011.

ALONSO, M; ALEGRETTI, S. M. Introduzindo a pesquisa na formação de professores a distância. In: VALENTE, J. A.; PRADO, M. E.; M. E. ALMEIDA, M. E. (Org). Educação a distância via Internet. São Paulo: Avercamp, 2003.

CANDIDO, J. Teletandem: sessões de orientação e suas perspectivas para o curso de Letras. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em estudos Lingüísticos, UNESP – Universidade Estadual Paulista, 2010. Disponível em: http://www.teletandembrasil.org/site/docs/CANDIDO.pdf Acesso em 15/06/2012

DUARTE, E. C. V. G.; POLAK, Y. N. S. O tutor de sala como eixo articulador da aprendizagem aberta. 2007. Disponível em:

http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/514200720929PM.pdf Acesso em: 02 de fev 2012.

GEBHARD, J. G. Models of supervision: choices. In: RICHARDS, J. C. & NUNAN, D. (Ed.) Second language teacher education. New York: Cambridge University Press, 1990.

HACK, Josias Ricardo. O processo comunicacional na tutoria em cursos superiores a distância: reflexões sobre a experiência na Licenciatura em Letras Português da UFSC. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Curitiba, PR: Intercom, 4 a 7 de setembro

de 2009. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-0210-1.pdf Acesso em 30 de out. 2011.

__________________. ESTIVALET, Gustavo Lopez. Ensino de língua estrangeira a distância: reflexões sobre o ensino/aprendizagem da habilidade oral. Disponível em: http://www.hack.cce.prof.ufsc.br/wpcontent/uploads/2011/02/Gustavo_Estivalet_Josias_Hack.pdf Acesso em 30 de out. 2011.

LEMGRUBER. Márcio Silveira. Educação a distância: para além dos caixas eletrônicos. Revista Sinpro-Rio, v. 02, p. 42-49, 2008. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/arquivos/conferencia/documentos/marcio_lemgruber.pdf Acesso em 20 de out. 2011.

MEDEIROS, Leila; MACEDO, Margarete; AMARAL, Sérgio; RIBEIRO, Vera. Sistemas de tutoria em cursos a distância: Texto base. Material da disciplina Sistemas de tutoria em cursos a distância, do curso Planejamento, Implementação e Gestão da EAD, 2010, UFF, Rio de Janeiro. Ministério da Educação - MEC, Secretaria de Educação a Distância - SEED. Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Programa Interinstitucional de Capacitação em EAD para a UAB. Rio de Janeiro: 2010. 26p.

PRETI, O. Educação a distância: uma prática educativa mediadora e mediatizada. In: PRETI, O. Educação a distância. Inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: 1996.

SALOMÃO, A. C. B. Gerenciamento e estratégias pedagógicas na mediação dos pares no teletandem e seus reflexos para as práticas pedagógicas dos interagentes. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos. UNESP – Universidade

Estadual Paulista, 2008. Disponível em: http://www.teletandembrasil.org/site/docs/Ana_Salomao.pdf Acesso em 15/06/2012.

SILVA, Fernando; LAIÑO, Maria José. O ensino de língua estrangeira em EAD: planejamento, gerenciamento e prática. Separata de: Signo. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, v. 35 n. especial, p. 154-164, jul.-dez., 2010. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/viewFile/1433/1208. Acesso em 20 de novembro de 2011.

SOUZA, Carlos Alberto de; SPANHOL, Fernando José; LIMAS, Jeane Cristina de Oliveira; CASSOL, Marlei Pereira. Tutoria na educação a distância. Trabalho apresentado no XI Congresso Internacional da Abed, Salvador, 7 a 9 de setembro de 2004. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/088-TC-C2.htm. Acesso em: 15 março 2011.

VASSALLO, M. L., TELLES, J. A. Ensino e aprendizagem de línguas em tandem: Princípios teórico e perspectivas de pesquisa. In TELLES, J.A. Teletandem: Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas:

Pontes Editores, 2009 (PP. 19 -60).

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.




DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i7.6431

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.