APLICAÇÃO E DESEMPENHO DO ENSINO A DISTÂNCIA ATRAVÉS DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS (SIGAA) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ NOS POLOS UAB.

Hélio Mangueira Almeida

Resumo


Com o objetivo de explanar sobre a aplicação e desempenho do Ensino a Distância através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), nos polos EaD, relata-se nesse artigo as vantagens e deficiências encontradas nesse sistema considerado inovador, além de apresentar o funcionamento da Plataforma, seus agentes integrantes e divisão de trabalhos exercidos por cada setor. Vale salientar que apesar do sistema ser amplo e moderno, ainda apresenta alguns problemas que vêm prejudicando alunos de variados cursos ofertados nessa modalidade EAD. Contudo, essas desarmonias podem ser debeladas com adequações na parte pedagógica, treinamento de tutores e alunos no manuseio adequado do SIGAA, para que haja sucesso de ensino e aprendizagem nessa modalidade. Ampliar o acesso do tutor presencial ao sistema Integrado e aprimorar o treinamento do tutor, que tem um contato mais direto com o discente, poderá minimizar os problemas encontrados e melhorar o desempenho acadêmico dos alunos.

 

Palavras- chave: SIGAA. Ensino a Distância. Aplicação. Desempenho.


Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.