Aplicação e desempenho do ensino a distância através do sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Piauí nos polos UAB.

Hélio Mangueira Almeida

Resumo


Com o objetivo de explanar sobre a aplicação e desempenho do Ensino a Distância através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), nos polos EaD, relata-se nesse artigo as vantagens e deficiências encontradas nesse sistema considerado inovador, além de apresentar o funcionamento da Plataforma, seus agentes integrantes e divisão de trabalhos exercidos por cada setor. Vale salientar que apesar do sistema ser amplo e moderno, ainda apresenta alguns problemas que vêm prejudicando alunos de variados cursos ofertados nessa modalidade EAD. Contudo, essas desarmonias podem ser debeladas com adequações na parte pedagógica, treinamento de tutores e alunos no manuseio adequado do SIGAA, para que haja sucesso de ensino e aprendizagem nessa modalidade. Ampliar o acesso do tutor presencial ao sistema Integrado e aprimorar o treinamento do tutor, que tem um contato mais direto com o discente, poderá minimizar os problemas encontrados e melhorar o desempenho acadêmico dos alunos.

Palavras-chave


SIGAA. Ensino a Distância. Aplicação. Desempenho.

Texto completo:

PDF

Referências


BELLONI, M. L. Educação a Distância. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

HOLMBERG. B. The Role of Media in Distance Education as a Key Academic Issue, in BATES, A. W. (ed.), Media and Technology in European Distance Education. EADTUEuropean Association of Distance Teaching Universities, 1990.

MOORE, M.G. Recent contributions to the theory of distance education. Open Learning, v.5, p.10-15, 1990.

MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo, SP: Papirus, 2000.

_______. Educação Online. São Paulo: Loyola, 2003.

PALLOFF, M. R.; PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para a sala de aula online. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PETERS, O. Distance Teaching and Industrial Production: A Comparative Interpretation in Outline, in SEWART, D. et alii (eds.), Distance Education: International Perspectives. Londres/ Nova Iorque: Croomhelm/St. Martin’s, 1983.

SIQUEIRA, Romilson Martins. O Programa “Um Salto para o Futuro” e o discurso da formação continuada de professores. Entre o discurso e a prática que se propaga no Programa “Um Salto para o Futuro”. Capturado em 08 jul. 2016. Disponível em: http://www.anped.org.br/24/T0518408126923.DOC.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.