A vitória do controle: reflexões de uma experimentação que não aconteceu

Autores

  • Albio Fabian Melchioretto Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita Universidade Federal da Paraíba (UEPB)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v7i9.10727

Palavras-chave:

Educação. Redes sociais. Rizoma. Filosofia.

Resumo

A presente reflexão é fruto de uma parte da pesquisa de dissertação e buscará refletir a primeira tentativa de vivenciar a aplicação de uma aula de filosofia com uso de redes sociais virtuais em uma escola da rede pública do Estado de Santa Catarina, Brasil. A problemática que envolve a pesquisa é uma análise dos fatos, a partir de uma leitura de Gilles Deleuze e Félix Guattari, a partir da apresentação das características aproximativas do rizoma. Os fatos consentem na análise dos mecanismos de controle que impediram a realização da atividade com os sujeitos previstos. A pesquisa tem por objetivo refletir o exercício de mecanismos de controle que atuam sobre a escola e os escolares. A reflexão é guiada por uma leitura dos pensadores franceses, onde o rizoma é tomado como método guia para a experimentação e para a análise dos resultados. O instrumento de coleta da pesquisa foi a construção de um diário de bordo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita, Universidade Federal da Paraíba (UEPB)

Pedagoga, especialista em Desenvolvimento Infantil e seus Desvios, Mestra em Educação e doutora em Educação na área de concentração em Educação Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba, bolsista CAPES fez doutorado sandwich na Universidade de Lisboa. Professora Dra. Associada D com agregação da Universidade Estadual da Paraíba .

Referências

AGUIAR, Lisiane Machado. As potencialidades do pensamento cartográfico: a cartografia de Deleuze e Guattari como método de pesquisa processual. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010. Caxias do Sul, RS, 2 a 6 de setembro de 2010.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Consulta Pública. Proposta Preliminar. Segunda versão revista. Brasília: [S. n.], 2015.

BRASIL. Ciências humanas e suas tecnologias: orientações curriculares para o Ensino Médio. Volume 3. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

CERVI, Gicele Maria. Política na sociedade de controle. Rio de Janeiro: Achiamé, 2013.

DELEUZE, Gilles. Post-Scriptum na sociedade de controle p. 219 – p. 226 in Conversações: 1972 – 1990. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Volume 1. 2ª Reimpressão. Rio de Janeiro: Editora 34, 2000.

DEMARCHI, Marisa Elsa. Tecnologias na escola: o mito de Sísifo ou um salto na aprendizagem [dissertação]. Blumenau: Universidade Regional de Blumenau, FURB. Centro de Ciências da Educação, CCE. Programa de Pós-graduação em Educação, PPGE. Mestrado em Educação, 2005.

GALLO, Sílvio. Deleuze e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínina; ESCÓSSIA, Liliada da (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998.

SANTA CATARINA. Governo do Estado de. Secretaria de Estado de Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na Educação Básica. [S.I]: [S. n.], 2014.

SGOBIN, Alexsandro. Naus deleuzinas: em busca de práticas-de-aula-que-se-querem-rizomar, p. 251-260. In.: GALLO, Sívio; NOVAES, Marcus; GUARIENTI, Laisa Balncy de Oliveira (orgs.). Conexões, Deleuze e política e resistência e... Petrópolis: De terus et alli; Campinas: ALB; Brasília: CAPES, 2013.

Downloads

Publicado

2019-12-14

Como Citar

Melchioretto, A. F., & Moita, F. M. G. da S. C. (2019). A vitória do controle: reflexões de uma experimentação que não aconteceu. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 7(9), 131–139. https://doi.org/10.30612/eadtde.v7i9.10727

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)