Considerações acerca da Teoria Decolonial por meio de reflexões sobre a prática docente em língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v13i33.9936

Palavras-chave:

Decolonialidade. Prática docente. Ensino de inglês.

Resumo

Com base em resultados da pesquisa autoetnográfi ca, este artigo tem como objetivo analisar práticas docentes de língua inglesa à luz da teoria decolonial (QUIJANO, 2005; 2007; GROSFOGUEL, 2007; MIGNOLO, 2007; MALDONADO-TORRES, 2007), além de refletir sobre método e ensino de língua inglesa a partir de Kumaravadivelu (2003a; 2003b; 2016). Para tanto, apresento e discuto as premissas centrais do grupo Modernidade/Coloniadidade. Após, relaciono esses conceitos com o ensino de língua inglesa, focalizando as considerações sobre método, defendidas por Kumaravadivelu (2003a; 2003b; 2016). Além disso, relaciono os conceitos debatidos às minhas práticas de sala de aula, apresentando meus dilemas e, consequentemente, os reflexos de colonialidades que permeiam minhas práticas.

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Biografia do Autor

Selma Silva Bezerra, Instituto Federal de Alagoas (IFAl)

Professora de Língua Inglesa do Instituto Federal de Alagoas e estudante do doutorado da Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

13.12.2019

Como Citar

Bezerra, S. S. (2019). Considerações acerca da Teoria Decolonial por meio de reflexões sobre a prática docente em língua inglesa. Raído, 13(33), 93–101. https://doi.org/10.30612/raido.v13i33.9936

Edição

Seção

TEMÁTICA: PRÁTICAS LINGUÍSTICAS E (DES)COLONIALIDADES