A importância do uso de autores dos estudos da linguagem nas referências bibliográficas dos trabalhos sobre alfabetização científica e letramento científico

Autores

  • Rodrigo Bastos Cunha Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v12i30.9379

Palavras-chave:

Alfabetização científica. Ensino de ciências. Ensino de línguas. Estudos da linguagem. Letramento científico.

Resumo

O termo “letramento” começou a se difundir no Brasil nos campos da linguística aplicada e do ensino de línguas a partir dos anos 1980. Entre os trabalhos acadêmicos brasileiros que tratam do tema que ficou conhecido internacionalmente como “scientifc literacy”, a maioria é do campo do ensino de ciências e alguns são da comunicação ou dos estudos da linguagem. Ainda predomina nesses trabalhos o uso da expressão “alfabetização científica”, mas tem sido crescente o número de pesquisas que tratam de “letramento científco”. Como se trata da apropriação que a área de ensino de ciências faz de conceitos de outra área do conhecimento, buscou-se aqui verifcar o quanto os trabalhos sobre “alfabetização científica” e sobre “letramento científico” se apoiam em autores dos estudos da linguagem em suas referências bibliográficas. Esta pesquisa mostra que o uso de autores dos estudos da linguagem é bem maior nos trabalhos sobre “letramento científico”.

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Publicado

14.12.2018

Como Citar

Cunha, R. B. (2018). A importância do uso de autores dos estudos da linguagem nas referências bibliográficas dos trabalhos sobre alfabetização científica e letramento científico. Raído, 12(30), 11–20. https://doi.org/10.30612/raido.v12i30.9379

Edição

Seção

LETRAMENTO CIENTÍFICO